Existem dezenas de programas de acesso remoto, porém existem outras boas opções disponíveis, como o RustDesk, um programa gratuito que oferece uma forma fácil de acessar outros dispositivos remotamente.
O RustDesk é um programa de acesso remoto portátil e está disponível para vários sistemas operacionais, incluindo os sistemas operacionais Windows, Linux, macOS, assim como para dispositivos móveis Android.
O programa é muito fácil de usar, o mesmo arquivo é usado em ambos os computadores, uma vez que ele atua como “servidor e cliente”. Portanto, para começar baixe e execute o RustDesk nos dois computadores.
Em seguida, ele exibirá um ID e uma senha (password). Anote essas informações exibidas no computador servidor, que será acessado remotamente e compartilhe com a pessoa que irá acessar o PC remotamente.
Clicando no pequeno botão de três pontos, do lado do ID do computador, você pode ativar/desativar vários recursos, como teclado, mouse, área de transferência, transferência de arquivos, tunelamento TCP e áudio.
No computador cliente, que acessará o outro computador remotamente, digite o ID do computador remoto, clique em “Connect” e digite a senha, ou peça que o usuário clique no botão “Accept” exibido na tela do PC.
Uma vez conectado, a partir da barra de ferramentas no topo você pode ajustar a tela, iniciar um bate papo com o usuário do computador remoto, enviar arquivos, bloquear o PC, ajustar a qualidade da imagem, etc.
Em resumo, RustDesk é uma boa opção para acessar computadores remotamente. Você pode usá-lo para acessar seu próprio PC usando a senha, assim como para prestar suporte remoto para amigos e familiares.

Olá! Prazer em conhecê-lo(a)! Sou o fundador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho há duas décadas com tecnologia e criei esses sites com um objetivo simples: ajudar as pessoas a resolverem problemas e também para apresentar opções gratuitas para você usar no PC e no smartphone. Fique à vontade para explorar e aproveitar o site! Se precisar de qualquer ajuda, é só chamar!
Tentei acessar uma máquina com Ubuntu pelo celular e ocorreu o seguinte erro:
“Unsupported display server type wayland, x11 expeted”
Tive o mesmo problema em Linux Mint 21.2