10 programas gratuitos compatíveis com o XP

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

O Windows XP ainda é utilizado por milhões de usuários em todo o mundo, porém o número de programas compatíveis com o antigo sistema operacional da Microsoft é cada vez menor. Se você ainda possui algum computador com Windows XP, veja essa lista com 10 programas gratuitos compatíveis com o Windows XP.

Publicidade

1. Avast Free Antivirus

Para proteger o seu computador com Windows XP das ameaças da internet, você pode usar o Avast Free Antivirus, um dos poucos antivírus gratuitos que são compatíveis com o Windows XP. A versão gratuita do Avast Antivirus protege o seu computador em tempo real contra vírus, spyware e outros tipos de malwares.

2. Opera Browser

Embora seja possível utilizar o Internet Explorer ou instalar uma versão antiga do Google Chrome no XP, a melhor opção para você navegar na internet no Windows XP é instalar o Opera, um navegador gratuito que possui compatibilidade com o Windows XP e não fica devendo nada para o Chrome e outros navegadores.

3. WinRar

Para extrair ou compactar arquivos no Windows XP. você pode usar o conhecido WinRar, um programa de compactação de arquivos que oferece suporte a todas as versões do Windows, a partir do XP. Ele permite que você crie, assim como extraia arquivos compactados em formatos como o RAR, ZIP e 7Z, entre outros.

4. LibreOffice 5

Você pode instalar o Office 2003 no Windows XP para usar Word, Excel e PowerPoint, mas o Office não é gratuito. Felizmente existem ótimas alternativas que você pode usar no Windows XP, como o LibreOffice 5, uma suíte de escritório gratuita que oferece alternativas para Word, Excel e PowerPoint do Microsoft Office.

5. Sumatra PDF

Para abrir arquivos PDF no Windows XP, você pode usar o Sumatra PDF, um visualizador de arquivos PDF gratuito que possui suporte ao Windows XP. O programa é bastante leve, abre os arquivos PDF quase que instantaneamente, e fornece tudo o que você precisa para visualizar documentos PDF em seu computador.

6. CCleaner

Para limpar os arquivos temporários e liberar espaço no disco rígido do seu computador com Windows XP, você pode usar o bom e velho CCleaner. Com você já deve saber, o CCleaner oferece um bom conjunto de ferramentas para liberar espaço e otimizar o desempenho do sistema operacional instalado no computador.

7. Defraggler

Diferente das versões mais recentes do Windows que desfragmentam o disco rígido de forma automática, no Windows XP, a melhor opção pode ser usar uma ferramenta como o Defraggler, um programa gratuito que lhe oferece uma forma simples de desfragmentar o disco rígido de seu computador com Windows XP.

8. VLC Media Player

Para assistir vídeos e ouvir música em seu computador com Windows XP, você pode utilizar o VLC Media Player, um programa gratuito que oferece tudo o que você precisa para assistir vídeos e ouvir músicas em seu computador com Windows XP. Basta instalar o VLC Media Player e curtir os vídeos e músicas no PC.

9. BurnAware Free

Para gravar CD/DVD em computadores com Windows XP, uma das melhores opções é o BurnAware Free, um programa gratuito para Windows que oferece tudo que você precisa para gravar CDs e DVDs de dados e MP3, CDs de áudio, DVDs de vídeo e muito mais, através de uma interface simples e muito fácil de usar.

10. Driver Booster

O Driver Booster pode ser uma mão na roda para quem acabou de instalar o Windows XP. Ele permite que você encontre, baixe e instale drivers para os dispositivos de hardware em seu computador. Com isso você não precisa perder tempo procurando drivers para placa de vídeo, som, rede e outros hardwares na internet.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *