Verifique arquivos no VirusTotal com o Nugget

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Hoje em dia, nós precisamos ser extremamente cuidadosos com o que baixamos da internet. Para evitar o download de arquivos maliciosos, você pode usar o Nugget, uma ferramenta gratuita baseada em linha de comando que lhe permite examinar qualquer programa ou arquivo antes de baixá-los para seu computador.

Verifique arquivos no VirusTotal com o Nugget

Publicidade

Nugget é um programa portátil e muito simples de usar. Para verificar um programa antes de baixá-lo para o computador, execute o Nugget, cole o link de download do arquivo e pressione "Enter" para iniciar o exame.

Note que o prompt de comando do Windows não oferece suporte a tecla de atalho "Crtl + V", porém, você pode clicar com o botão direito na janela do Nugget e selecionar a opção "Colar" para colar o link do arquivo.

Uma vez feito isso, o Nugget irá baixar e examinar o arquivo utilizando o VirusTotal, que verifica o arquivo utilizando mais de cinquenta antivírus diferentes. Você pode acompanhar o progresso na janela do prompt.

Assim que ele terminar de analisar o arquivo, a janela do prompt será fechada. Se o arquivo estiver limpo, ele será salvo dentro da pasta do Nugget, de onde você poderá executá-lo e instalá-lo em seu computador.

Por outro lado, se o arquivo analisado for identificado como malicioso, ele será renomeado com a extensão "quarantined", para que você não execute-o acidentalmente. Note que você terá que deletá-lo manualmente.

Em resumo, apesar de ser baseado em linha de comando, o Nugget é uma ótima opção para quem deseja examinar os programas e outros arquivos no VirusTotal antes de baixá-los e instalá-los em seu computador.

Download Nugget

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário