Como usar o Diagnóstico de Memória do Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Softwares.
Publicidade

O Windows possui uma ferramenta nativa chamada Diagnóstico de Memória do Windows, que lhe permite testar a memória RAM do computador para encontrar possíveis bugs e falhas nos pentes de memória RAM.

O Diagnóstico de Memória do Windows testa a memória de acesso aleatório (RAM) em seu computador a procura de erros nos pentes de memória. O diagnóstico inclui um conjunto completo de testes de memória.

Portanto, se você estiver experimentando problemas ao executar o Windows, você pode usar o diagnóstico para determinar se os problemas estão sendo são causados por falha de hardware, como a memória RAM.

Como usar o Diagnóstico de Memória do Windows

Publicidade

Para executar o Diagnóstico de Memória do Windows, você pode simplesmente pesquisar por memória no menu Iniciar do Windows ou então, pressionar "Win+R", digitar mdsched na caixa Executar e clicar em "OK".

Em seguida, ele irá lhe oferecer duas opções. Reiniciar o computador agora e verificar se há problemas na memória RAM ou verificar se existem problemas na memória na próxima vez que o computador for iniciado.

Uma vez reiniciado o computador, ele começará a realizar os testes na memória RAM do seu computador. Na maioria dos computadores, ele conseguirá completar os testes na memória em menos de 10 minutos.

Ele faz dois testes na memória RAM do computador para detectar possíveis erros ou falhas nos pentes de memória RAM. Você pode acompanhar os resultados dos testes em tempo real a partir do campo "Status".

Opcionalmente, você pode pressionar a tecla F1 para definir as opções do teste. Ele realiza o teste padrão, mas, você também pode executar o teste básico ou estendido, assim como configurar o número de etapas.

Ao terminar os testes, ele reinicia o computador automaticamente e exibe uma notificação com o resultado dos testes. Você também pode ver o resultado no Visualizar de Eventos, em "Logs do Windows > Sistema".

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário