Renomeie arquivos em lote com o ReNamer

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Renomear arquivos pode ser chato e cansativo, principalmente quando você precisa renomear dezenas de arquivos. Felizmente é possível automatizar essa tarefa e poupar tempo usando o ReNamer, um programa gratuito para Windows que lhe permite criar regras para renomear múltiplos arquivos com um único clique.

Publicidade

O ReNamer é muito simples de usar. Para começar, adicione os arquivos que deseja renomear. Para isso, você pode usar os botões "Adicionar Arquivos" ou "Adicionar Pastas" ou então, arrastar e soltar os arquivos.

Em seguida clique em "Adicionar" para definir as regras. O ReNamer permite combinar múltiplas ações de renomeação como um conjunto de regras, que podem ser salvas, recarregadas e editadas posteriormente.

Você pode incluir prefixos e sufixos, fazer substituições, mudar maiúsculas e minúsculas, excluir conteúdo, adicionar sequências de números, trocar a extensão dos arquivos, assim como usar expressões regulares.

Uma vez adicionadas as regras, o programa irá exibir o resultado da renomeação na coluna "Novo Nome", mas, se isso não acontecer, basta você clicar no botão "Prévia" para atualizar o nome dos arquivos na lista.

Finalmente, clique no botão "Renomear" para processar os arquivos. Em geral, o processo de renomeação dos arquivos é rápido, porém isso irá depender também da quantidade de arquivos que serão renomeados.

Em resumo, ReNamer é uma ferramenta poderosa e flexível de renomeação de arquivos. Ele possui vários outros recursos não mencionados no artigo e que você pode aprender a usar através do manual do usuário.

Download ReNamer

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Este é o melhor renomeador de arquivos que conheço, uso há vários anos.

    Renomeia fotos que é uma beleza (utiliza o Exif).

    Não precisa ser instalado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *