Remova infecções com o Kaspersky Virus Removal Tool

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Segurança, Softwares.
Publicidade

Nenhum antivírus é 100% seguro, por isso é sempre bom fazer uma análise no computador utilizando uma outra ferramenta, para ter uma segunda opinião e se certificar que o seu computador está totalmente limpo.

Kaspersky Virus Removal Tool é uma ferramenta gratuita que verifica e remove todos os tipos de ameaças do computador, como vírus, trojans, worms, adwares, spywares e rootkits, entre outros arquivos maliciosos.

Publicidade

Em geral, o Kaspersky Virus Removal Tool pode ser instalado normalmente pelo Windows, mas em alguns casos, como por exemplo em computadores infectados, ele precisa ser instalado pelo modo de segurança.

Uma vez instalado, para iniciar a verificação do computador, basta você clicar no botão "Start Scanning". O programa verifica a memória, programas inicializados com o sistema, setor de boot e arquivos do sistema.

Se você quiser selecionar os locais do computador que devem ser verificados, clique nas configurações do Kaspersky Virus Removal Tool (ícone de engrenagem) e em seguida, marque os locais que deseja verificar.

Nas configurações, você também pode definir o nível de segurança. Em computadores infectados, pode ser uma boa opção selecionar o nível segurança mais alto, uma vez que ele faz uma verificação mais profunda.

A verificação e remoção dos arquivos maliciosos é feita através de uma eficaz combinação de detecção de assinaturas e análise heurística, baseado no mesmo algoritmo de detecção usado no Kaspersky Anti-Virus.

Quando uma ameaça é detectada, ele exibe uma mensagem para você selecionar o que deseja fazer com o arquivo malicioso encontrado (desinfetar ou apagar). Você pode definir uma ação padrão nas configurações.

Caso ele não consiga remover alguma ameaça do computador, na opção "Manual Disinfection" você pode coletar informações do sistema, enviar para o Kasperky e aguardar as instruções para desinfetar o arquivo.

Principais recursos do Kaspersky Virus Removal Tool:

  • Remove vírus, cavalos de tróia, e worms automaticamente.
  • Remove módulos de spywares e adwares.
  • Remove todos os rootkits automaticamente.
  • Pode ser instalado em computadores infectados.
  • Suporta o modo de segurança do Windows.

No geral, Kaspersky Virus Removal Tool é uma boa opção para detectar e remover arquivos maliciosos do computador. O lado negativo do programa é que ele não é capaz de atualizar a base de assinaturas de vírus.

Portanto, se você quiser verificar o computador futuramente, a base de dados estará desatualizada e você terá que refazer todo o download do Kaspersky Virus Removal Tool novamente (aproximadamente 160 MB).

Por fim, é importante observar que o Kaspersky Virus Removal Tool não substitui o antivírus, uma vez que ele não oferece proteção em tempo real. Ele deve ser utilizado apenas como complemento para o antivírus.

Download Kaspersky Virus Removal Tool

Compatível com Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (32 e 64 bits).

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *