Recupere fotos deletadas com o QPhotorec

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Imagem, Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

O Photorec é um dos melhores programas para recuperar fotos deletadas, mas a sua interface e baseada em DOS, o que o torna um pouco complicado de usar. Para recuperar fotos de forma fácil, você pode usar o QPhotorec, um programa gratuito para Windows que oferece uma forma simples de você recuperar fotos deletadas acidentalmente de dispositivos de armazenamento como cartões de memória e câmeras digitais.

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec:

1. Para começar, baixe o QPhotorec. Ele é compatível com todas as versões do Windows de 64 bits. Se a sua versão do Windows for de 32 bits, você terá que utilizar o Photorec para recuperar suas fotos deletadas.

2. Em seguida, extraia o arquivo baixado. A primeira coisa que você vai notar, é que o arquivo baixado tem o nome de testdiskXX.zip. Isso acontece porque o QPhotorec vem junto com um programa chamado TestDisk.

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec - Imagem 1

Publicidade

3. Na etapa seguinte, conecte no computador o dispositivo (cartão de memória, câmera digital ou pendrive) onde estavam as fotos deletadas e clique duas vezes no arquivo qphotorec_win.exe para abrir o programa.

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec - Imagem 2

4. Uma vez aberto o QPhotorec, clique no local indicado na imagem abaixo e selecione o dispositivo onde estavam as fotos. Uma boa dica para identificar o dispositivo correto é verificar o tamanho dos dispositivos.

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec - Imagem 3

5. Em seguida, você deve escolher se ele deve verificar apenas no espaço livre do dispositivo (free) ou em todo o dispositivo (Whole). Comece utilizando a opção "Free" e se não tiver sucesso, use a opção "Whole".

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec - Imagem 4

6. Clique no botão Browse e selecione o local onde as fotos recuperadas serão salvas. Note que as fotos não devem ser salvas no mesmo dispositivo. Por fim, clique no botão Search para realizar a recuperação.

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec - Imagem 5

7. Pronto, agora basta aguardar ele recuperar as fotos deletadas para você. Durante o procedimento você pode ver o tipo e o número total de arquivos recuperados. Quando terminar, basta abrir a pasta de destino.

Como recuperar fotos deletadas usando o QPhotorec - Imagem 6

8. Ele irá criar várias subpastas dentro da pasta selecionada, com nomes como recup_dir.1, recup_dir.2 e assim por diante. Note também, que ele não recupera o nome original das fotos, ele usa nomes aleatórios.

QPhotorec - Imagem 7

Por último, note que o QPhotorec pode recuperar arquivos de vários dispositivos, incluindo do disco rígido, porém ele é mais recomendável para recuperar fotos de cartões de memória, câmeras digitais e pendrives.

Como você deve ter notado no artigo, ele recupera todos os arquivos deletados. Com isso, se você usá-lo para recuperar arquivos do HD, você precisará de um dispositivo com bastante espaço de armazenamento.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

16 comentários

  • Nossa, isso me salvou. Obrigada.

  • Melhor programa que eu vi até agora. Nenhum recupera 100%, mas esse recupera 50% e outros programas recuperam menos que esse. Por isso que digo, este programa é o melhor, até agora.

    • Realmente o QPhotorec é um dos programas gratuitos de recuperação de arquivos deletados mais eficientes. Porém, é importante observar que a porcentagem de recuperação está relacionada com o uso do dispositivo de armazenamento após a perda dos arquivos.

      Quanto menos você usar o dispositivo após os arquivos serem deletados, maior será a chance de você recuperar todos os arquivos deletados, pois quando você usa o dispositivo, a área onde os arquivos estavam é sobrescrita por novos arquivos, impossibilitando a recuperação dos arquivos.

  • Realmente salvou todos meus arquivos, mas vieram em uma resolução minúscula. Sabe me informar o pq? Tem alguma coisa que eu possa fazer para arrumar isso?

    • Dê uma olhada com mais atenção nas fotos recuperadas, provavelmente ele recuperou as miniaturas das fotos e as fotos originais também.

      Uma dica para achar as fotos originais é olhar o tamanho dos arquivos. As fotos originais devem ter um tamanho muito maior.

  • Olá, não estou conseguindo concluir. Seleciono a pasta de destino, mas não me libera o botão SEARCH, o que pode estar ocorrendo? Eu já troquei a pasta de destino várias vezes e continua não dando para prosseguir.

    • Testei aqui e o botão “Search” foi habilitado após a seleção da pasta de destino. O que eu posso sugerir é que você releia o passo a passo para verificar se não esqueceu de nada.

      • Quando eu troco o arquivo que quero recuperar dá certo, por exemplo um pendrive. Mas quando coloco pra recuperar do meu HD externo, não dá. É que eu tentei instalar o sistema operacional nele, será por isso? Eu não sabia q ia perder os arquivos. Parece até que mudou mais alguma coisa, porque não consigo mais abri-lo normalmente.

  • É realmente muito bom. Lembrando que existe há opção de vasculhar no disco todo (whole) ou somente na parte vazia (free), ou seja, optando por “whole” será demorado mas terá mais sucesso.

    De fato é o melhor que já usei. Melhor seria se tivesse a opção de especificar que tipo de arquivo quer, por exemplo: pictures (fotos).

    • Você pode especificar os formatos de arquivos que deseja procurar a partir da opção “File Formats”.

  • Ok, valeu a dica.

  • OLá, recuperou as fotos mas abriram com uma extensão que não abre “eCryptfs”. Alguma dica de como conseguir abrir esses arquivos?

    Tentei trocar a extensão de um deles, mas continou não abrindo.

    • Provavelmente esses arquivos não são fotos.

      Execute o programa novamente e na opção “File Formats” selecione os tipos de arquivos que deseja recuperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *