Organize seus arquivos automaticamente com o DropIt

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário.
Publicidade

Se você costuma salvar arquivos na área de trabalho, provavelmente ela está cheia de documentos, fotos, vídeos, músicas e outros arquivos baixados da internet. Para organizar esses arquivos, você pode utilizar o DropIt, um programa gratuito que organiza automaticamente arquivos com base no nome, formato e outros.

Organize seus arquivos de forma inteligente

Publicidade

Para organizar os arquivos, DropIt usa filtros para fazer a triagem dos arquivos. Como por exemplo, mover os arquivos no formato JPEG para a pasta "Imagens/JPG" e os arquivos PNG para a pasta "Imagens/PNG".

Existem várias coisas que você precisa entender para tirar o máximo proveito do programa. Nós vamos lhe mostrar o uso básico do programa, mas, se você estudá-lo mais um pouco, verá que ele é muito poderoso.

Ao executar o DropIt, uma pequena caixa azul é exibida na área de trabalho. Clique com o botão direito na caixa azul, e selecione a opção "Filtros de processamento", para abrir a janela de gerenciamento dos filtros.

Aqui você pode criar filtros que irão executar automaticamente as ações definidas. Nesse exemplo, vamos criar uma regra para mover arquivos com base no formato, porém, você também pode usar nome, data, etc.

Para começar, clique no botão "Criar" e no primeiro campo, digite um nome para o filtro. Em seguida, você precisa criar a regra. Por exemplo, para filtrar arquivos JPG e PNG, adicione *.jpg, *.png no campo "Regras".

Criação de regras do DropIt

No terceiro campo, selecione a ação que deseja executar. Nesse exemplo, vamos mover os arquivos, mas você também pode copiar, compactar, extrair, renomear, criptografar, enviá-lo por email, entre outras opções.

No campo "Pasta de Destino", você deve definir para onde os arquivos filtrados serão movidos. Aqui você pode usar caminhos absolutos e relativos. Para usar caminhos relativos clique no botão com ícone de livro.

Por exemplo, você pode usar o nome do artista e o álbum para organizar as suas músicas em pastas com o nome dos artistas, seguido por subpastas com o nome dos álbuns. Ao terminar, clique no botão "Salvar".

Pasta de Destino do DropIt

Note que você pode criar várias regras para organizar diferentes tipos de arquivos, e quando você arrastar os arquivos para a caixa do DropIt, eles serão organizados com base nas regras para cada tipo de arquivo.

Uma vez configurado as regras, tudo o que você precisa fazer é arrastar os arquivos que deseja organizar para a caixa do DropIt, e clicar no botão "Play" para o DropIt mover cada arquivo para a sua respectivo pasta.

Movendo os arquivos - DropIt

Nas opções do DropIt você pode configurar uma série de opções como por exemplo "Ignorar arquivos sem filtro", para evitar que ele pergunte durante a operação se você deseja criar regras para arquivos sem filtros.

Uma opção interessante disponível nas configurações do DropIt é o monitoramento, que monitora pastas e executa automaticamente a ação configurada nos filtros quando novos arquivos são copiados para a pasta.

Outro recurso disponível nas configurações do DropIt é a "Enviar para", que adiciona uma opção no menu de contexto do Windows Explorer, para você enviar os arquivos para o DropIt com o botão direito do mouse.

Em resumo, DropIt é um programa de automação de tarefas que lhe oferece uma vasta série de recursos, em especial as opções para organizar os arquivos automaticamente com base no nome, formato, data, etc.

Download DropIt

Compatível com todas as versões do Windows (32 e 64 bits).

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário