GIMP – A melhor alternativa gratuita para o Photoshop

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Imagem, Softwares.
Publicidade

O Photoshop é um excelente editor de imagens, porém ele não é gratuito. Felizmente existem alternativas gratuitas para o Photoshop, como por exemplo, o GIMP, um editor de imagens gratuito que oferece tantos recursos e funcionalidades semelhantes ao Photoshop que é chamado por muitos de "Photoshop gratuito".

Editor de imagens gratuito para Windows, Linux e Mac

Publicidade

Assim como Photoshop, GIMP pode ser usado para várias finalidades. Você pode usá-lo para compensar as imperfeições de fotos digitais, fazer retoques profissionais, criar imagens a partir do zero, e muito mais.

GIMP pode compensar facilmente numerosas imperfeições de fotos digitais. Você pode corrigir distorções de perspectiva causada pela inclinação da lente simplesmente escolher o modo corretivo nas ferramentas.

Ele também oferece técnicas avançadas de retoque de fotos, você pode remover detalhes desnecessários usando a ferramenta de clone ou retocar facilmente pequenos detalhes com a nova ferramenta de curativo.

As ferramentas de melhoria e restauração permitem facilmente corrigir falhas nas fotos. Desde a remoção de olhos vermelhos, para a remoção do plano de fundo e remoção de elementos indesejados de suas foto.

GIMP oferece edição básica e avançada de imagens e ferramentas de retoque, pintura, desenho, seleção de ferramentas, suporte a camadas, canais, máscaras, ferramentas de transformação, ajustes de cor, etc.

Além disso, você pode estender as funcionalidades do GIMP através de plugins e extensões. O programa dispõe de mais de 100 plugins e extensões, que permitem adicionar filtros de efeito e formatos de arquivo.

A partir da versão 2.8, o GIMP introduziu também o "modo de janela única", que torna a interface do GIMP muito semelhante a do Photoshop, enquanto usuários avançados ainda podem usar o modo multi-janelas.

Por fim, para usar o GIMP de forma satisfatória, você precisa dedicar algum tempo para aprender a usá-lo e, para isso você pode ler o manual do usuário e os centenas de tutoriais do GIMP disponíveis no site do GIMP.

Em resumo, se você está procurando uma alternativa gratuita para o Photoshop, o GIMP é sem dúvida a melhor opção disponível. Ele é compatível com Windows 8, Windows 7, Windows Vista, XP, Mac OS e Linux.

Download GIMP

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *