Faça o backup de seus arquivos com o SyncBack

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Utilitário.
Publicidade

Se você está procurando uma maneira fácil de fazer o backup de seus arquivos, SyncBack é um programa gratuito capaz de fazer automaticamente o backup ou a sincronização de seus arquivos para HDs internos, HD externos, outros dispositivos de armazenamento, assim como para outros computadores da rede local.

Faça o backup de seus arquivos com o SyncBack

Publicidade

SyncBack é um programa cheio de recursos, mas fácil de usar. Para começar você precisa configurar um novo perfil e, em seguida escolher o tipo de perfil que deseja criar (Backup, Sincronização e Espelhamento).

A opção "Backup" deve ser usada para fazer a cópia de segurança dos arquivos, a opção "Sincronização" para sincronizar origem e destino e a opção "Espelhamento" para manter uma cópia da origem no destino.

Por exemplo, para fazer o backup de um computador da rede para seu computador, selecionamos a opção "Backup" e na tela seguinte selecionamos a pasta da rede como a "origem" e a pasta local como "destino".

Em seguida, a janela de configurações do perfil será aberta. A partir dela, você pode selecionar a pasta de origem e de destino, agendar o backup automático, habilitar a compactação e criptografia dos arquivos, etc.

Com o SyncBack você pode fazer o backup de seus arquivos para outras pastas do computador, para um disco rígido interno ou externo, para um servidor FTP, assim como para outros computadores da rede local.

Além disso, você pode decidir o que o programa deve fazer quando o mesmo arquivo for alterado na pasta de origem e destino, o que fazer quando o arquivo existir na origem mas não no destino e assim por diante.

Depois de criar um perfil, você pode clicar com o botão direito nele e clicar na opção "Execução Simulada" para ver quais arquivos serão copiados. Por último, clique em "Executar" para iniciar o backup dos arquivos.

Em resumo, SyncBack é uma poderosa ferramenta de sincronização e backup de arquivos. Existem várias outras opções disponíveis no programa que você pode usar para personalizar o backup dos seus arquivos.

Ele não é útil apenas para usuários domésticos, mas também para pequenas empresas. Se você trabalha no setor de TI da empresa, você pode usá-lo para fazer o backup de todo os computadores através da rede.

Download SyncBack

Compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

9 comentários

  • O SyncBack é compatível com Win10?

    • Sim, ele é compatível com o Windows 10. Atualizei no artigo.

  • Como configurar o SyncBack para manter os últimos 5 backups (por exemplo) ?

  • O SyncBack é compatível com Windows Server?

  • Primeiramente gostaria de parabenizar por essa excelente contribuição segura, de extrema clareza e utilidade do site.

    Aproveito a oportunidade para perguntar se o software em questão pode ou deve ser instalado no próprio HD externo de destino para sincronia e/ou backup dos arquivos.

    • O correto é instalá-lo no HD do computador, mas você pode experimentar no HD externo.

      • Prezado Sergio,

        Testei a instalação no HD externo e funcionou. Esta opção partiu da ideia de que caso haja uma pane no desktop, notebook e/ou o HD de algum dos dois, pudesse restaurar os arquivos após sanar o problema diretamente do HD externo, pois o software nele estaria instalado e executando essa opção, pois nesse caso não teria mais o programa instalado no ambiente que tivesse sido danificado por algum motivo e que tenha sido substituído ou reformatado, essa foi a ideia. Agradeço mais uma vez pela indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *