Faça o backup de seus arquivos com o Cobian Backup

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Se você tem arquivos importantes armazenados em seu computador, como documentos, você deve fazer regularmente o backup dos arquivos, e guardá-lo em um local seguro para evitar surpresas desagradáveis.

Cobian Backup é um programa gratuito para Windows que oferece uma forma fácil de você fazer o backup de seus arquivos e pastas importantes para um pendrive, disco rígido externo ou outro computador da rede.

Faça o backup de seus arquivos com o Cobian Backup

Alguns dos principais recursos do programa incluem opções de backup completo, diferencial e incremental, compactação e criptografia de arquivos e a possibilidade de automatizar o backup através de agendamento.

Cobian Backup oferece muitos recursos, no entanto possui uma interface simples e intuitiva. Uma vez que o programa é instalado, ele é executado a partir da bandeja do sistema. Abra-o para começar a configuração.

Para criar uma nova tarefa de backup, clique no ícone +. Existem oito categorias diferentes na barra lateral esquerda e as opções de cada categoria podem ser selecionadas na janela principal do lado direito da tela.

Na categoria "Geral" você pode definir o nome da tarefa e selecionar o tipo de backup. Existem quatro tipos de backup (completo, diferencial, incremental, fantasma). Passe o mouse sobre eles para ver o significado.

Na categoria "Arquivos", você deve selecionar os arquivos e pastas que deseja incluir no backup (origem) e o local onde o backup será armazenado (destino). Você pode selecionar múltiplos destinos para o backup.

Em "Agendamento" você pode definir quando o backup será feito. Você pode agendá-lo para ser feito uma única vez, diariamente, semanalmente e mensalmente, intervalos regulares ou na inicialização do sistema.

Na categoria "Dinâmicas", você pode selecionar a prioridade da tarefa de backup, e na categoria "Arquivos compactados", você pode selecionar a opção de compactação e também a opção de criptografia do backup.

As outras configurações são desnecessárias para a maioria dos usuários, nelas você pode excluir arquivos do backup, abrir ou encerrar programas antes ou após o backup, executar a tarefa como outro usuário, etc.

Depois de concluir todas as configurações da tarefa, ela é exibida na interface principal do programa, com um resumo da tarefa do lado direito da tela, onde você pode ver todas as propriedades da tarefa que criou.

Se você quiser iniciar o backup manualmente, selecione uma tarefa e clique no botão "Executar as tarefas selecionadas agora" e para iniciar todas as tarefas, basta clicar no botão "Executar todas as tarefas agora".

Quando uma tarefa de backup está sendo executada, o backup pode ser pausado ou cancelado utilizando os respectivos botões, que se tornam disponíveis sempre que uma tarefa de backup está sendo executada.

Por último, é importante observar que o Cobian Backup precisa estar em execução na bandeja do sistema para que ele consiga executar automaticamente as tarefas de backup que o usuário agendou no programa.

Em resumo, se você está procurando uma ferramenta de backup versátil e fácil de usar, Cobian Backup é uma das melhores opções gratuitas disponíveis, tanto para usuários comuns, quanto usuários experientes.

Download Cobian Backup

Publicidade

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Não faz aferição de dados.

Deixe um comentário