Criptografe seus arquivos com o VeraCrypt

Publicidade

TrueCrypt era um dos programas de criptografia mais usados em todo mundo. Entretanto, em maio de 2014 o projeto foi encerrado de uma forma muito estranha, com a alegação que o programa não era mais seguro.

Com isso, surgiram vários projetos novos baseados no TrueCrypt, como o VeraCrypt, um programa gratuito de criptografia de dados que lhe oferece uma forma fácil e segura de proteger os seus arquivos importantes.

Criptografe seus arquivos com o VeraCrypt

O VeraCrypt foi construído sobre o código do TrueCrypt e possui a mesma interface e funcionalidades, mas diversas melhorias e correções de segurança foram realizadas para proteger ainda mais os seus arquivos.

Os métodos de criptografia também são semelhantes ao do TrueCrypt. Você pode criar um recipiente para criptografar arquivos individuais e também criptografar unidades de discos, incluindo a unidade do sistema.

Para criar um novo recipiente, clique no botão “Criar Volume” e siga as instruções na tela. Você pode criar um recipiente para armazenar seus arquivos ou criptografar uma partição de dados ou partição do sistema.

A primeira opção é mais recomendada para usuários inexperientes, enquanto a segunda opção é útil para criptografar pendrives e HDs externos. A terceira opção é recomendada apenas para usuários experientes.

Você também precisará escolher o algoritmo que deseja usar para criptografar os arquivos, o tamanho do recipiente e por último, criar uma senha para criptografar e proteger os arquivos armazenados no recipiente.

Uma vez criado o recipiente, você deve montá-lo a partir da interface principal do VeraCrypt para que você possa copiar os arquivos que deseja proteger para o “recipiente criptografado” direto do Windows Explorer.

Além disso, ao montar o recipiente como unidade de disco, você pode abrir e editar os arquivos salvos no recipiente da mesma forma que trabalha com outros arquivos armazenados no disco rígido do computador.

Quando você abre um arquivo do recipiente, ele é descriptografado e colocado na memória RAM para ser usado e mais tarde, quando você termina, as alterações são salvas é o arquivo é criptografado novamente.

Por último, se você for usuário do TrueCrypt e ainda não migrou para outro programa de criptografia, você pode montar os seus recipientes e volumes criptografados criados no TrueCrypt diretamente do VeraCrypt.

Download VeraCrypt

Disponível para Windows, Linux e Mac OS X.

Publicidade

Deixe o seu comentário: