Criptografe arquivos confidenciais com o AxCrypt

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Criptografar arquivos que contém informações confidenciais é a melhor forma de protegê-lo do acesso não autorizado, pois mesmo que o arquivo caia na mão de pessoas erradas, ninguém conseguirá ler o arquivo.

Portanto, se você tem arquivos confidenciais que precisa proteger, você pode usar o AxCrypt, um programa gratuito de criptografia para Windows que oferece um método prático de você criptografar os seus arquivos.

Diferente de outros programas de criptografia de dados, após instalar o AxCrypt, ele se integra ao menu de contexto do Windows, que torna o AxCrypt mais prático e simples de usar que outros programas do gênero.

Para criptografar um arquivo ou pasta, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse nele, selecionar a opção "AxCrypt > Encriptar" e, em seguida, digitar uma senha para criptografar o arquivo.

Os arquivos são criptografados com chaves de 128 bits e uma vez criptografados, os arquivos são exibidos com um ícone verde e com a extensão ".axx", que indica que os arquivos estão criptografados e protegidos.

Quando você precisar descriptografar um arquivo, basta clicar com o botão direito no arquivo criptografado, selecionar a opção "AxCrypt > Decriptar" e por fim, digitar a senha que foi usada para criptografar o arquivo.

Outro recurso muito útil do AxCrypt é a opção de criar arquivos criptografados autoexecutáveis, que permite que você descriptografe arquivos em qualquer computador, sem que seja necessário instalação do AxCrypt.

Além disso, você pode editar os documentos criptografados clicando duas vezes no arquivo, salvar a senha de criptografia em cache até reiniciar ou fazer logoff do computador, excluir arquivos permanentemente, etc.

Download AxCrypt

Publicidade

Compatível com todas as versões do Windows.

Nota: Durante a instalação, o AxCrypt oferece programas extras, que são desnecessários para a execução do programa. Desmarque essas opções para evitar a instalação de programas inúteis em seu computador.

 

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário