Crie uma versão portátil de seus programas favoritos com o Cameyo

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.

A virtualização de aplicativos é um processo pelo qual o programa é executado em um ambiente virtual que fica entre o programa e o sistema operacional. Essa é uma forma de proteger o sistema operacional, pois todas as alterações são desfeitas quando o programa virtual é encerrado.

Mas além de permitir executar programas de forma segura no computador, a virtualização de aplicativos também permite a criação de programas portáteis, que podem ser executados sem necessidade de instalação no sistema operacional.

Cameyo é um programa de virtualização de aplicativos gratuito que oferece exatamente isso. Ele permite que você execute programas em um ambiente virtual, através da criação de um pacote executável, que contém todos os arquivos necessários para rodar o programa sem necessidade de instalação.

Publicidade

Basicamente o que o Cameyo faz para criar a versão portátil de um programa é capturar o processo de instalação do programa. Em seguida ele empacota todos os arquivos necessários para rodar o programa em um único arquivo executável.

O mais legal do Cameyo é que você pode virtualizar praticamente qualquer coisa. Por exemplo, você pode criar uma versão portátil de seu navegador favorito já com Flash e Java embutidos. Assim você pode rodar o navegador com suporte a esses plugins, mesmo se eles não estiverem instalados no computador.

Cameyo também permite que você edite os pacotes de virtualização que você criou. Você pode carregar um programa virtualizado e editar os arquivos contidos no pacote, trocar o ícone do programa portátil, etc.

Download Cameyo

Compatível com Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (32 e 64 bits)

Veja também: Como criar um programa portátil usando o Cameyo

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Baixando para testar!

Deixe um comentário

Current ye@r *