Crie um pendrive inicializável do MS-DOS com o Rufus

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Utilitário.

O disquete de inicialização do DOS pode ser especialmente útil em casos onde você precisa executar um dos muitos utilitários de baixo nível do DOS, para atualizar a BIOS ou outro firmware a partir do DOS, etc.

Mas como criar um disquete de inicialização do DOS se nenhum computador hoje em dia possui drive de disquete? Rufus é um utilitário portátil que lhe ajuda a criar facilmente um pendrive inicializável do DOS.

Publicidade

Apesar de seu tamanho pequeno (menos de 100 KB), Rufus fornece tudo que você precisa para criar um pendrive inicializável do DOS. Além disso, ele é portátil, basta baixar e executar, não é necessário instalar.

Criar um pendrive inicializável do DOS com o Rufus é muito fácil. Basta plugar o pendrive no computador, executar o “Rufus.exe” e clicar no botão “Start” para iniciar a criação do pendrive inicializável do MS-DOS.

Ao executar o Rufus, ele detecta automaticamente o pendrive conectado em seu computador e as opções de formatação rápida do pendrive e criação do disco inicializável do DOS são pré-selecionadas por padrão.

O mais interessante do Rufus é que você não precisa baixar um disco de inicialização do DOS para criar o pendrive inicializável. Você só precisa copiar para o pendrive os arquivos que deseja usar a partir do DOS.

Depois de usar o pendrive, se você quiser excluir os arquivos de boot do DOS criados no pendrive, basta você formatar o pendrive a partir do Windows e o setor de boot será removido completamente do pendrive.

Download Rufus

Compatível com Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (32 e 64 bits).

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário

Current ye@r *