Crie um drive de disquete virtual com o Virtual Floppy Drive

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.

Se você precisa executar um disco de recuperação ou algo similar a partir de um disquete, mas não possui um drive de disquete em seu computador, você pode montar um drive de disquete virtual, para executar o conteúdo do disquete, assim como é feito com  imagens de CD montados em drives de CDs virtuais.

Virtual Floppy Drive, ou simplesmente VFD é um pequeno programa gratuito que lhe permite montar um drive de disquete virtual para que você possa emular um drive de disquete em seu computador Windows.

Para montar um drive de disquete virtual, você precisa ter a imagem do disquete que deseja montar. Em seguida, execute o arquivo “vfdwin.exe” e na aba “Driver” clique  no botão “Install” e depois em “Start”.

Note que para montar o driver virtual com sucesso, você precisa executar o arquivo vfdwin.exe como administrador. Para isso, clique com o botão direito nele e escolha a opção “Executar como administrador.

Agora acesse a aba “Drive0″ ou “Drive1″, clique em “Open/Create” e selecione a imagem de disquete, depois clique em “Change” para definir a letra da unidade e clique em “Save” para salvar as alterações.

Agora a unidade de disquete virtual montada já deve estar sendo exibida no  Windows Explorer. Você pode montar até dois drivers de disquete virtual em seu computador usando o Virtual Floppy Drive.

Com o drive de disquete virtual montado, você pode acessar, visualizar, editar, renomear, apagar e criar arquivos no disquete virtual e ainda pode formatá-lo e executar um programa diretamente a partir dele.

Download Virtual Floppy Drive

Compatível com Windows NT, Windows 2000/2003, Windows XP, Windows Vista e Windows 7

Nota: Para criar a imagem de um disquete você pode usar o programa WinImage.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Você poderia me ajudar a instalar o Virtual Floppy Drive?

    • As instruções estão no artigo, qual a sua dúvida?

Deixe um comentário