Controle o firewall do Windows com o WFC

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

O Windows possui um firewall integrado, porém ele não é muito fácil de ser configurado. Windows Firewall Control é um programa gratuito que oferece uma forma fácil de você configurar o firewall nativo do Windows.

Controle o firewall do Windows com o Windows Firewall Control

Publicidade

O Windows Firewall Control estende as funcionalidades do firewall do Windows e com ele você pode criar facilmente regras para bloquear ou permitir a conexão de programas a internet, definir o modo de proteção.

Depois de instalar o Windows Firewall Control em seu computador, ele será executado a partir da bandeja do sistema, de onde você pode facilmente gerenciar e configurar as opções do firewall nativo do Windows.

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um modo de proteção. Para fazer isso, clique no ícone do Windows Firewall Control na bandeja do sistema e, escolha um dos quatro modos de proteção oferecidos.

No modo "Low Filtering", somente os programas que você bloqueou não podem se conectar a internet. No modo "High Filtering", todos as conexões são bloqueadas e o "No Filtering", desativa o firewall do Windows.

O modo padrão é o "Low Filtering", porém os usuários avançados podem preferir o "Medium Filtering" onde todas as conexões são bloqueadas e o usuário precisa criar regras para permitir a conexão dos programas.

Para criar uma nova regra, clique no ícone na bandeja do sistema para acessar a janela do programa e na parte inferior da interface, clique na opção "Manage Rules" para abrir a janela de gerenciamento de regras.

Na janela "Manage Rules" você terá no menu lateral a opção "Create new rule" que oferece 4 opções para você selecionar os programas. Você pode pesquisar ou clicar no programa que deseja permitir ou bloquear.

Por exemplo, na opção "Browse to allow", você precisa selecionar o "arquivo EXE" do programa para criar a regra, enquanto na opção "Click to allow", basta clicar na janela de um programa aberto para criar a regra.

Ainda no menu do Windows Firewall Control na bandeja do sistema, você encontra opções para gerenciar as regras criadas, acessar o firewall do Windows com segurança avançada, importar e exportar regras, etc.

Download Windows Firewall Control

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Prefiro a versão anterior. É menos invasiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *