Como testar se a memória RAM de seu computador está com defeito

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.

Se o Windows reinicia sozinho ou de vez em quando seu trabalho é interrompido pela famosa tela azul  do sistema operacional de Bill Gates, talvez o problema esteja na memória RAM de seu PC,  vários erros gerados pelo Windows são causados por defeitos na memória RAM.  Veja como testar a memória RAM de seu computador.

Como testar se a memória RAM de seu computador está com defeito

Publicidade

Quando um computador trava e você tem que reiniciá-lo, o problema pode ser no sistema operacional ou no hardware, mas quando o travamento é causado por algum software ou pelo Windows, geralmente ainda é possível mover o cursor do mouse, aogra se o cursor também travar, o defeito pode estar na memória RAM.

Para verificar se memória RAM você precisará usar um programa específico para teste de memória, no Windows 98, 2000 e XP é necessário usar uma ferramenta externa, já o Windows Vista tem uma ferramenta de teste de memória nativa.

Como testar a memória no Windows 98, 2000 e XP

Para testar a memória no Windows 98, 2000 e XP vamos usar o programa freeware Memtest86, uma excelente ferramenta que testa a memória de muitas formas.

Baixe o Memtest86, descompacte o ZIP e grave o arquivo ISO em CD. Qualquer dúvida, veja como gravar um arquivo ISO em CD.

Reinicie o computador dando boot pelo CD, para que o Memtest86 seja carregado.

Os teste serão iniciados automaticamente, do lado esquerdo da tela você verá informações como processador, quantidade e velocidade de memória cache e RAM, chip set e frequência FSB. O lado direito tem informações sobre o teste como porcentagem total (Pass), porcentagem do teste atual, tipo de teste que está sendo realizado e quantidade de memória utilizada no teste.

Serão realizados 8 testes, ao final será exibido a mensagem Pass complete, número de erros, press Esc to exit.

Em seguida o Memtest86 recomeça os testes, pressione ESC para sair do programa e reiniciar o computador, remova o CD e retorne o boot para o disco rígido.

Notas: Esteja ciente que nem todos os erros reportados pelo Memtest86 são exclusivos da memória RAM,os erros também podem estar relacionados ao processador, memória cache e placa mãe, porém como a maioria das falhas são causadas por defeito na memória RAM, ao ser apresentado algum erro, faça os testes nos pentes de memória individualmente para verificar em qual pente de memória está o erro, outra dica é trocar as memórias de slot, para verificar se a falha está no slot.

Como usar a ferramenta de diagnóstico da memória no Vista

  • Abra o menu iniciar e na caixa de pesquisa digite Memory e clique em OK
  • Selecione a opção Restart now and check for problems (Reiniciar agora e procurar por problemas)
  • Ao reiniciar o computador, o diagnóstico da memória será realizado.

Outra forma de iniciar o teste na memória do Windows Vista é pressionar F8 ao reiniciar a máquina e selecionar a opção de teste da memória.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

4 comentários

  • Se achar erro na memoria tem como reparar ou recuperar?

    • Não, você precisa trocar a memória com defeito.

  • Como testar se o XP reinicia quando coloco o pente? No post da placa mãe da teste 1024 ok, carrega o Windows e reinicia, troco o pente e o XP inicia normal. Coloco os dois pentes e o PC trava, são ambos DDR 400. Será que precisa alterar algo na Bios?

    • Usando o Memtest86 você pode testar a memória sem precisar carregar o Windows. Você grava ele em um CD e inicializa o computador pelo CD.

      Recomendo que você teste os pentes separadamente e em todos os slots disponíveis. Coloque um pente e teste ele usando o Memtest, coloque esse mesmo pente em outro slot e faça o teste, depois faça o mesmo para o outro pente.

      Assim, você poderá descobrir se o problema é no pente de memória ou nos slots.

Deixe um comentário