Como encontrar drivers para dispositivos desconhecidos

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.

Geralmente, você pode baixar os drivers dos dispositivos de hardware a partir do site do fabricante. Porém, o que fazer quando o dispositivo é exibido como desconhecido no gerenciador de dispositivos do Windows?

Nesse tutorial vamos ensiná-lo a identificar facilmente o fabricante e o modelo de dispositivos de hardware que são exibidos como desconhecidos ou com nome genérico no gerenciador de dispositivos do Windows.

Como identificar o driver para dispositivos desconhecidos:

Todo dispositivo tem duas identificações (Vendor e Device) e, com essas informações você pode descobrir o fabricante (Vendor) e o dispositivo (Device). No Windows, é muito fácil encontrar essas informações, veja:

Nota: Em alguns casos, o dispositivo não é exibido como desconhecido, mas tem um ícone de exclamação amarelo, que indica que os drivers não estão instalados. Você também pode identificar esses dispositivos.

1. Abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows:

Pressione as teclas Win+R para abrir a caixa "Executar",  digite devmgmt.msc e clique em OK.

Como encontrar drivers para dispositivos desconhecidos - Imagem 1

Publicidade

2. Clique com o botão direito no "Dispositivo desconhecido" e selecione a opção Propriedades.

Como encontrar drivers para dispositivos desconhecidos - Imagem 2

3. Clique na guia Detalhes e selecione na opção "Propriedade" o item IDs de Hardware.

Nota: No Windows XP, ele por ser exibido como "Identificação de instância de dispositivo".

Como encontrar drivers para dispositivos desconhecidos - Imagem 2.1

4. Será exibido um código como o da imagem abaixo. A parte destacada em AZUL (8086) é a identificação do fabricante (Vendor) e a parte do código em VERMELHO (8C22) é a identificação do dispositivo (Device).

Como encontrar drivers para dispositivos desconhecidos - Imagem 3

5. Anote as duas identificações e acesse o site PCI Database. Nele você pode pesquisar o fabricante pela sua identificação (Vendor), assim como pesquisar o modelo através da identificação do dispositivo (Device).

Por exemplo, se você pesquisar pela identificação do fabricante (Vendor), posteriormente você pode usar a identificação do dispositivo para encontrar o driver correto para o dispositivo através da coluna "Device ID".

Como encontrar drivers para dispositivos desconhecidos - Imagem 4

Em alguns casos, o próprio site PCI Database oferece o link para download do driver. Se ele não fornecer, você pode pesquisar os drivers para download no artigo: 15 sites para baixar drivers de hardware para PC.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

6 comentários

  • Fantástico!

  • Muito obrigado por descomplicar isso, sempre tive problemas com programas que atualizam drivers e nunca pensei que fosse tão fácil.

  • Obrigado! Salvou minha pele.

  • Muito bom! E às vezes o próprio site pcidatabase.com tem o link para o driver!

    Melhor do que baixar dezenas de drivers do site do fabricante do notebook ou PC, que às vezes nem servem para a sua versão do sistema operacional.

  • Muito obrigado por explicar isso, agora não preciso ficar baixando aqueles programas inúteis que nunca encontram os drivers certos na internet. Valeu mesmo!

  • Top D+. Essa informação deve ser amplamente divulgada :)

Deixe um comentário