Como criar uma imagem de backup do sistema

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais, Windows 10, Windows 7, Windows 8.
Publicidade

O Windows possui uma ferramenta nativa de backup que lhe permite criar uma imagem do sistema sem a necessidade de programas de terceiros e que você pode utilizar para restaurar o sistema em caso de falha.

Por exemplo, você pode criar uma imagem de backup do sistema logo após instalar o Windows e todos os  programas, assim, no caso de algum erro, você pode restaurar o sistema com os programas já instalados.

img_bkp_windows

Publicidade

Como criar uma imagem de backup do sistema:

1. Pressione Win+R para abrir a caixa "Executar", digite sdclt.exe e pressione "Enter".

img_bkp_windows_1

2. Em seguida, clique na opção "Criar uma imagem do sistema" na barra lateral.

img_bkp_windows_2

3. Selecione aonde deseja salvar a imagem do sistema. Você pode salvar o backup em outro disco rígido, como por exemplo, um HD externo, em um ou mais DVDs ou então, em um outro computador da rede local.

img_bkp_windows_3

4. Confirme as configurações e clique em "Iniciar backup".

img_bkp_windows_4

Opção 2 - Criar uma imagem do sistema através de comando

Você também pode criar uma imagem do sistema através de comando. Digite PowerShell no menu Iniciar, clique com o botão direito no resultado "Windows PowerShell" e selecione "Executar como administrador".

img_bkp_windows_5

Em seguida digite o comando abaixo. Note que o comando irá salvar o backup da unidade C na unidade E, você deve substituir a letra do parâmetro backupTarget pela letra da unidade onde o seu backup será salvo.

wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet

img_bkp_windows_6

Como restaurar uma imagem de backup do sistema

Para restaurar uma imagem de backup do sistema, você terá que iniciar seu computador usando um disco de instalação do Windows, um pendrive de instalação do Windows ou um disco de reparação do Windows.

1. Uma vez inicializado o computador a partir do disco ou pendrive do Windows, clique em "Avançar".

img_bkp_windows_7

2. Na tela seguinte, clique em "Reparar computador".

img_bkp_windows_8

No Windows 8.1/Windows 10, selecione "Solução de Problemas > Recuperação da Imagem do Sistema" e siga as orientações da tela para restaurar seu computador usando a imagem de backup do sistema criada.

img_bkp_windows_9

No Windows 7, selecione a opção "Restaurar o seu computador utilizando uma imagem do sistema criada anteriormente", clique em "Avançar" e siga as orientações para restaurar a imagem de backup do sistema.

img_bkp_windows_10

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

4 comentários

  • Muito bom o tuto, salva de uma situação sofrida. Valeu!

  • Obrigado. Vou fazer isso.

  • Caro, Sergio Motta, não consegui fazer o backup. O processo começa mas não é concluído com êxito. No final mostra a mensagem de erro:

    “Falha em uma operação de Serviço de cópias de Sombra de Volume, consulte os logs de evento de aplicativo “VSS” e “SPP” para obter mais informações.
    ERRO – Erro na operação do Serviço de cópias de Sombra de Volume (0x800423f3)
    Erro transitório no gravador. Se o processo de backup for repetido; o erro poderá não mais ocorrer.”.

    Tentei 3 vezes e o resultado foi o mesmo. Fui ver os logs, mas não sei como abrir arquivos .etl. Tentei com o Bloco de Notas e aparece tudo embaralhado. Espero que você tenha alguma solução.

    Obrigado.

    • Infelizmente não tenho uma solução para o problema. Sobre abrir arquivos .etl, você pode usar o Visualizador de Eventos do Windows. Basta abrir o programa, clicar no menu “Ação > Abrir Log salvo.”

      O que eu sugiro é que você verifique o log e depois faça uma busca na internet pela mensagem de erro apresentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *