Bloqueie programas no Windows com o Simplewall

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Embora o Windows possua um firewall, não é muito simples criar regras nele para bloquear os programas de acessarem a internet. Para facilitar esse bloqueio, você pode utilizar o Simplewall (antigo WFP Tool) um programa gratuito para Windows que permite que você controle quais programas podem acessar a internet.

Publicidade

Simplewall é muito simples de usar. Ele funciona de dois modos diferentes. O modo "White List" bloqueia o acesso de todos os programas. Nesse modo apenas programas que você autorizar terão acesso a internet.

O segundo modo de funcionamento é o "Black List", onde todos os programas estão autorizados a acessar a internet e apenas os programas que você adicionar no Simplewall serão impedidos de acessar a internet.

Ao executar o Simplewall, ele adicionará um ícone na bandeja do sistema. Para acessar a janela principal e selecionar o modo de funcionamento, você pode clicar com o botão direito no ícone da bandeja do sistema.

Para adicionar programas, clique com o botão direito do mouse na lista e, em seguida, na opção "Add File" para adicionar o arquivo EXE do programa ou em "Add Process", para adicionar um processo em execução.

Uma vez definido o modo de bloqueio (blacklist / whitelist), marque a caixa dos programas na lista e clique no botão "Install Filters" para aplicar o filtro de bloqueio ou permissão aos programas selecionados na lista.

Por fim, nas configurações do Simplewall você pode configurá-lo para ser iniciado automaticamente com o Windows, ajustar opções de regras e adicionar regras para bloquear portas e IPs específicos e muito mais.

No geral, Simplewall é uma excelente opção para você controlar os programas em seu computador que tem acesso a internet. Com ele você pode criar facilmente regras para bloquear ou autorizar o acesso a internet.

Download Simplewall

Compatível com Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Quem não tiver muita experiência com esse tipo de operação jamais use esse programa. Quase tive que formatar o PC.

    • Damião, sinceramente isso é falta de leitura.

      Como explicado no artigo, o modo white list bloqueia tudo e você precisa liberar o que pode acessar a internet, enquanto o modo black list bloqueia apenas o que você selecionar.

      Os usuários menos experientes podem simplesmente usar o modo black list.

      Além disso, para desinstalar o programa, basta desabilitar os filtros primeiro clicando com o botão direito no ícone dele na bandeja do sistema e depois desinstalá-lo como qualquer outro programa.

      Não existe nenhum mistério e de forma alguma seria necessário formatar o computador.

      Agora, realmente o programa não é recomendável para quem não está disposto a ler e aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *