Gerencie a inicialização do Windows com o Autoruns

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

O Windows oferece um utilitário nativo para você gerenciar a inicialização do Windows, porém, ele é muito limitado. Para gerenciar a inicialização do Windows de forma mais avançada, você pode utilizar o Autoruns, um poderoso programa portátil que lhe oferece todos os recursos para gerenciar a inicialização do sistema.

Gerenciador de inicialização para técnicos de informática

Publicidade

Ao executar o Autoruns ele irá verificar o sistema e exibir uma lista com todos os itens que são executados com o Windows. Provavelmente, você vai se surpreender com o número de itens iniciados com o Windows.

Diferente do MSConfig, o Autoruns não exibe apenas os programas que são iniciados com o Windows, mas também os serviços, tarefas agendadas, drivers, BHOs, extensões do IExplorer, barras de ferramentas, etc.

Para ocultar os itens da Microsoft da lista e verificar a assinatura de todos itens, clique no menu "Options > Filter Options" e marque as opções "Hide Microsoft Entries" e "Verify code signatures" e clique em "Rescan".

Essas opções são úteis, uma vez que podem ajudar a encontrar arquivos que foram adulterados e permite verificar a autenticidade de tudo o que está sendo carregado com o Windows através de suas assinaturas.

Para desabilitar um item da inicialização, basta desmarcá-lo e se você quiser removê-lo completamente da inicialização do sistema, clique com o botão direito do mouse no item desejado e depois na opção "Delete".

Ainda no menu de contexto do botão direito, você pode pesquisar informações sobre o arquivo na internet, acessar a pasta ou registro onde o item foi adicionado e também abrir a janela de propriedades do arquivo.

Por fim, você também pode navegar pelas guias, para verificar cada tipo de item individualmente. Porém, é importante notar, que você deve deletar ou desabilitar um item apenas se tem certeza do que está fazendo.

Em resumo, existem vários programas para gerenciar a inicialização do Windows, porém se você é técnico de informática este é o melhor programa para você entender e controlar tudo que é iniciado com o sistema.

Download Autoruns

Atualização: A última versão do Autoruns também permite verificar os programas iniciados com o sistema no VirusTotal. Veja: Como identificar programas maliciosos na inicialização do Windows usando o Autoruns.

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *