Audacity – Um poderoso editor de áudio gratuito

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Áudio e Vídeo, Softwares.
Publicidade

Se você está procurando uma alternativa gratuita para editores de áudio profissionais, como o SoundForge e o Adobe Audition, você precisa experimentar o Audacity, um poderoso programa de edição de áudio digital.

Audacity é um editor de áudio gratuito disponível para Windows, Linux e Mac OS X que oferece uma forma simples de você editar arquivos de áudio, mixar faixas, remover ruídos de fundo, gravar áudio, e muito mais.

audacity1

Publicidade

Com o recurso de gravação de áudio do Audacity é possível gravar sons ao vivo de fontes como microfone ou entrada de linha, gravar 16 canais (requer hardware especial), digitalizar fitas cassetes e discos de vinil.

Ele também permite que você importe arquivos de áudio de formatos, como MP3, WAV, AIFF, OGG e, em seguida edite e combine-os para criar novas músicas e por fim, exporte a música em seu formato preferido.

Um arquivo de áudio gravado ou aberto no Audacity é exibido em uma representação em forma de onda e você pode recortar, copiar e colar trechos da faixa utilizando essa representação gráfica em forma de onda.

Com isso, você pode fazer desde coisas simples, como recortar o trecho de sua música favorita para usar como toque em seu celular, até coisas mais avançadas, como editar um podcast e mixar arquivos de áudio.

Além de opções básicas de edição, Audacity proporciona uma edição rápida mesmo em arquivos grandes, e você pode editar e mixar um número infinito de faixas de áudio (desde que o seu computador seja capaz).

Usandos os efeitos do Audacity você pode alterar o timbre da gravação, remover sons de estática, cliques e estalos, alterar frequências, reforçar o grave e aplicar efeitos como o Eco, Phaser, Wahwah, Normalizar, etc.

A qualidade do som também é levada a sério no Audacity, você pode gravar e editar áudios com amostras em 16 bits, 24 bits e 32 bits e o áudio a até 96 KHz, o que lhe permite trabalhar com padrões profissionais.

Audacity também oferece ferramentas para analisar o áudio, como contraste e espectro de frequência que desenha um espectro de frequência que lhe permite fazer uma análise detalhada das frequências do áudio.

Por padrão, o Audacity inclui alguns plugins em sua instalação, mas se quiser, você pode adicionar novos plugins para incluir novos efeitos e criar os seus efeitos usando a linguagem Nyquist incluída no programa.

Em resumo, Audacity é um poderoso editor de áudio gratuito que oferece um conjunto de ferramentas que funciona muito bem e é relativamente fácil de usar. Ele está disponível para o Windows, Mac OS X e Linux.

Download Audacity

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *