5 programas gratuitos para limpar e organizar o Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.

Se você é um usuário que faz muitos downloads e instala frequentemente muitos jogos e programas, você precisa limpar e organizar o Windows periodicamente para o sistema operacional não ficar sobrecarregado.

Para lhe ajudar a fazer a limpeza do Windows, criamos uma lista com 5 programas gratuitos para Windows para você fazer a manutenção periódica do seu computador e mantê-lo sempre limpo, rápido e organizado.

Programas para limpar e organizar o Windows:

1. CCleaner

Sempre que você usa o computador, o Windows e os programas que você usa criam arquivos temporários que além de comprometer sua privacidade, ocupam um espaço valioso no disco rígido do seu computador.

Para remover esses arquivos temporários do seu computador, você pode utilizar o CCleaner, um programa gratuito de limpeza e otimização que lhe oferece uma forma fácil de limpar o lixo acumulado no computador.

Publicidade

2. Revo Uninstaller

Quanto mais programas você instala no computador, mais lento fica o sistema operacional. Portanto, você deve manter instalado em seu computador apenas os programas que você realmente usa em seu dia a dia.

Revo Uninstaller é uma ferramenta gratuita que lhe permite desinstalar completamente qualquer programa instalado em seu computador. Ele desinstala o programa e remove o lixo deixado para trás no computador.

3. Xinorbis

Outra forma simples de liberar espaço em disco é deletar arquivos grandes que não são mais necessários, porém, encontrar onde esses arquivos estão armazenados no disco rígido não é uma tarefa muito simples.

Para localizar os arquivos que estão ocupando mais espaço no disco rígido do seu computador, você pode usar o Xinorbis, um programa gratuito que lhe mostra onde estão os arquivos grandes em seu disco rígido.

4. DropIt

Se você costuma salvar arquivos baixados na área de trabalho ou na pasta “Downloads” sem organizá-los, muito provavelmente essas pastas estão totalmente bagunçadas e com arquivos espalhados por todo lado.

Para organizar os arquivos baixados, você pode usar o DropIt, uma poderosa ferramenta gratuita capaz de organizar os seus arquivos automaticamente por tipo em pastas, baseado em regras predefinidas por você.

5. MyDefrag

Depois de desinstalar os programas e deletar os arquivos desnecessários do disco rígido, você pode fazer uma desfragmentação no disco rígido para reorganizar os arquivos e melhorar o desempenho do Windows.

MyDefrag é um programa gratuito capaz de desfragmentar e organizar os arquivos no disco rígido de forma que os arquivos mais utilizados fiquem no começo do disco rígido, que é a área mais rápida do disco rígido.

Por último, se você quiser ir além e fazer uma faxina completa em seu computador Windows, veja também o artigo “10 programas gratuitos para fazer uma faxina em seu computador“, que oferece outras ferramentas.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário