15 dicas para melhorar o desempenho do Windows 7

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques, Tutoriais, Windows 7.

Apesar do Windows 7 ter sido desenvolvido para oferecer um desempenho melhor do que seu antecessor Windows Vista, com o passar do tempo, ele tende a ficar mais lento.

Se o seu PC ou notebook com Windows 7 está lento, confira 15 dicas que podem lhe ajudar a acelerar e melhorar o desempenho do Windows 7.

Publicidade

1. Desative os efeitos visuais

O Windows 7 tem belos efeitos visuais, entretanto, para produzi-los, o sistema consome muitos recursos. Desativar os efeitos visuais, deixará o Windows 7 um pouco menos atraente, mas em contra partida, haverá uma melhora considerável no desempenho do sistema operacional.

A maneira mais fácil de desativar os efeitos visuais é escolher o tema básico do Windows 7 ou o tema clássico do Windows. Para fazer a troca do tema, clique com o botão direito na área de trabalho > Personalizar e escolha um dos temas mencionados acima.

Você também pode escolher quais efeitos visuais do Windows 7 deseja desativar, faça o seguinte:

  • Pressione a tecla Windows + Pause/Breake.
  • Na janela “Sistema” clique na opção “Configurações avançadas do sistema”.
  • Em “Propriedades do Sistema” clique na aba “Avançado > Configurações”.
  • Em “Opções de Desempenho” selecione as opções que deseja desabilitar e clique em OK.

2. Desinstale os programas que você não utiliza

Quanto mais programas instalados, mais pesado fica o sistema operacional. Portanto, deixe instalado apenas os programas que você realmente usa. Se você instalar algum programa e depois descobrir que não precisa dele, desinstale o imediatamente.

Para desinstalar programas, você pode usar a ferramenta nativa do Windows ou usar programas de terceiros, como o Revo Uninstaler, que desinstala e remove os vestígios deixados pelo programa.

Para desinstalar programas no Windows 7, faça o seguinte:

  • Clique no menu Iniciar > Painel de Controle > Desinstalar um programa.
  • Na janela aberta, clique com o botão direito no programa que deseja desinstalar e clique em “Desinstalar”.

3. Coloque serviços não essenciais no modo manual

Alguns serviços inicializados automaticamente consomem recursos do sistema com funções que não são essenciais para a maioria dos usuários. Estes serviços podem ser colocados em modo manual para melhorar o desempenho do sistema operacional.

Para você saber quais serviços do Windows podem ser desativados de forma segura, leia o artigo: Serviços do Windows 7 que podem ser desativados.

4.Desabilite programas desnecessários da inicialização do sistema

Vários programas que você instala em seu computador são iniciados automaticamente quando o Windows é inicializado. Eles retardam a inicialização e consomem recursos do sistema.

Desabilitando a inicialização automática dos programas que não precisam ser carregados durante a inicialização do Windows, você consegue reduzir o tempo de boot e liberar recursos do sistema.

Para desabilitar programas da inicialização do Windows, faça o seguinte:

  • Clique em Iniciar, digite na caixa de pesquisa “msconfig” e pressione “Enter”
  • Na janela “Configurações do Sistema”, clique na aba “Inicialização de Programas’
  • Desmarque a caixa ao lado dos programas que não são importantes para inicialização.
  • Uma vez desabilitado os programas, clique em Aplicar, OK e reinicie o Windows.

Se você estiver com dúvida de quais programas desativar, use o programa Soluto para identificar quais programa são realmente necessários e quais você pode desativar com segurança.

5. Faça a limpeza de disco

Reduzindo o número de arquivos desnecessários no disco rígido, você libera espaço em disco e torna mais rápida a execução do computador.

A limpeza de disco do Windows remove arquivos temporários, esvazia a lixeira e remove vários arquivos do sistema e outros itens que você não precisa mais.

Para executar a Limpeza de Disco, faça o seguinte:

  • Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de Disco
  • Na lista Unidades, clique na unidade de disco rígido que você deseja limpar e clique em OK.
  • Marque as caixas de seleção referentes aos tipos de arquivos a serem excluídos e clique em OK.
  • Na mensagem que é exibida, clique em “Excluir arquivos”.

Outra forma de fazer a limpeza de disco no Windows é usar programas de terceiros, como o CCleaner, ACleaner, Glary Utilities, entre outros.

6. Organize seu disco rígido

Ninguém gosta de tirar o lixo, mas isso precisa ser feito. Se você acumular muitos arquivos, músicas, fotos, vídeos e outros arquivos que você baixou da internet, isso vai entupir e retardar o processo de leitura e escrita no disco rígido.

Para lhe ajudar nessa tarefa, você pode usar programas que encontra arquivos duplicados e que analisam o espaço em disco. Confira o artigo: 10 programas gratuitos para você fazer uma faxina no Windows.

7. Execute a desfragmentação de disco

A fragmentação dos dados faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. A desfragmentação de disco reorganiza esses dados fragmentados para que o disco rígido trabalhe de forma mais eficiente.

No Windows 7, o desfragmentador de disco é executado automaticamente por agendamento, mas você também pode desfragmentar discos e unidades manualmente. Para fazer a desfragmentação de disco no Windows 7, faça o seguinte:

  • Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco
  • Em Status atual, selecione o disco que deseja desfragmentar e clique em “Analisar disco” (Para determinar se o disco precisa ser desfragmentado)
  • Se o percentual de fragmentação for acima de 5%, desfragmente o disco analisado.
  • Clique em “Desfragmentar disco” e aguarde o término da desfragmentação.

Você também pode usar programas de terceiros para desfragmentar o disco, entre eles o MyDefrag, PuranDefrag e Smart Defrag.

8. Limpe o registro do Windows

Uma das partes mais importantes do Windows é o registro. Porém, quanto mais você usa seu computador, mais lixo é acumulado nele. A limpeza do registro remove entradas inválidas deixadas pelo sistema e programas desinstalados. Isso evita erros causados por entradas inválidas no registro e melhora o desempenho do sistema operacional.

Para fazer a limpeza do registro, existem muitos programas disponíveis, entre eles o Wise Registry Cleaner, Free Registry Cleaner e Glary Utilities

9. Utilize um antivírus confiável

Usar um antivírus é essencial para manter seu computador livre de vírus que instalam arquivos em seu computador, desabilitam funções do sistema operacional e deixam o computador mais lento.

Certifique-se de ter um bom antivírus instalado em seu computador e execute a verificação completa do sistema pelo menos uma vez por semana. Isso irá garantir que seu sistema não tenha o desempenho afetado por vírus.

Existem várias soluções de antivírus gratuitas, entre elas o Microsoft Security Essentials, Avira Antivir e Avast Home Edition.

10. Remova spywares e outros códigos maliciosos.

Alguns tipos de códigos maliciosos, como spywares, malwares, cavalos de tróia, hijackers e outros, retardam o computador registrando seus hábitos de navegação e enviando as informações para terceiros através da internet.

Baixe um anti-spyware gratuito (SuperAntiSpyware, Malwarebytes Anti-Malware ou Ad0Aware) e execute semanalmente a verificação do sistema para remover spywares e outros programas maliciosos que roubam seus dados e deixam o computador mais lento.

11. Atualize os drivers de hardware e o Windows regularmente

Certifique-se que os drivers para a placa de vídeo, placa mãe e qualquer outro componente de hardware de seu computador estão atualizados. As atualizações de drivers, trazem várias correções e podem resolver problemas de performance e incompatibilidade.

Embora o Windows 7 ofereça atualizações opcionais de drivers via Windows Update, muitas vezes, as versões disponibilizadas não são as mais recentes. Acesse o site dos fabricantes para procurar por drivers mais recentes.

Além disso, mantenha sempre o Windows atualizado, as atualizações do Windows são capazes de evitar e corrigir problemas, aumentar a segurança do computador e melhorar seu desempenho.

Para atualizar o Windows faça o seguinte:

  • Acesse o “Painel de Controle > Sistema e Segurança > Windows Update”.
  • No painel esquerdo, clique em “Procurar atualizações”.
  • Selecione as atualizações que deseja baixar e clique em “Instalar Atualizações”.

Você também pode configurar o Windows para baixar e instalar as atualizações importantes automaticamente. Para isso, faça o seguinte:

  • Na janela do Windows Update, clique na opção “Alterar configurações”.
  • No painel “Atualizações Importantes“, selecione a opção “Instalar atualizações automaticamente” e clique em OK.

12. Ative gravação em cache no dispositivo

A gravação em cache usa a alta velocidade da memória RAM para armazenar temporariamente informações enviadas para o disco rígido até que ele possa armazená-las. Isso permite um alto desempenho na transferência de dados.

Para habilitar a gravação em cache, faça o seguinte:

  • Pressione a tecla Windows + Pause/Breake
  • Na janela aberta, clique na opção “Gerenciador de Dispositivos”
  • No Gerenciador de Dispositivos expanda o item “Unidades de disco”
  • Clique com o botão direito no seu disco rígido e selecione a opção “Propriedades”
  • Na aba “Diretivas” marque as duas opções e clique em OK.

Nota: Existe uma desvantagem em habilitar essas duas opções, se houver uma queda de energia, os dados podem ser perdidos ou corrompidos. Portanto, só use essa opção se você tem uma fonte de energia secundária, ex: PCs com no-break e notebooks com bateria.

13. Troque a opção Desligar pela Hibernar

Você pode economizar alguns segundos valiosos usando a hibernação. Além de ser mais rápida, ela salva a sessão atual e restaura todos os programas, arquivos e janelas abertas quando você liga o computador novamente.

Para hibernar seu computador, acesse o menu Iniciar, clique na seta em frente a opção Desligar e escolha a opção “Hibernar”. Se preferir, você também pode criar um atalho na área de trabalho para agilizar a hibernação.

14. Execute a Solução de Problemas

A solução de Problemas de Desempenho do Windos 7 verifica a existência de problemas que podem diminuir o desempenho do computador e tenta corrigí-los automaticamente para melhorar a velocidade e o desempenho geral do sistema operacional.

Para executá-la, acesse o Painel de Controle > Sistema e Segurança > Encontrar e corrigir problemas > Verificar problemas de desempenho e siga o passo a passo.

15. Adicione mais memória RAM

Se mesmo após realizar as dicas acima, seu computador continua lento, talvez seja hora de investir em um upgrade de memória RAM. Os preços são muito razoáveis e fazer o upgrade da memória RAM é uma boa relação custo-benefício para aumentar a velocidade e eficiência de seu computador.

Determine o tipo de memória RAM que seu computador precisa, veja se existe algum slot vazio e faça o upgrade em sua memória RAM. Para obter informações sobre o hardware de seu computador, você pode usar programas como o Speecy, PC Wizard, WinAudit, LookInMyPC e FreshDiagnose.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

44 comentários

  • Gostaria de saber se tem como desfazer a desativação de efeitos visuais

    • Sim, basta escolher o tema Aero. Se você também alterou as opções de desempenho, marque a opção “Deixar o Windows escolher a melhor opção para o computador”.

  • Ótimas dicas! Me ajudou bastante, Meu notebook estava lento demais, estou usando todas as dicas, de 1 à 4. Já vi que está ficando bem mais rápido. :)

  • Obrigado pela ajudinha

  • Muito bom, ajudou bastante… :)

  • Boa iniciativa. Parabéns. Bem explicado, com links. Fácil entendimento. Muito eficaz!
    Já iniciei a minha otimização e amanha partirei para fazer de um amigo!

  • Muito obrigado pelas dicas, foram muito úteis, valeu!

  • Boas dicas, me ajudou muito.

  • Muito show, gostei mesmo.

  • Muito boa as dicas, aprendi algumas coisas legais, valeu.

  • Muito bom. Parabéns e obrigado.

  • Muito legal esse site! Valeu a todos que criaram ele.

  • Valeu pelas dicas, é bem pratico e útil :)

  • Muito bom, testado e aprovado.

  • Vou ler tudo e colocar em prática. Estava precisando urgentemente dessas dicas.

  • Olá, adorei esse tutorial, ele é show de bola, mas gostaria de saber se ele serve também para XP ou se é só para o Windows 7.

    Obrigado.

    • Windsor, algumas dicas podem ser usadas no Windows XP, outras não.

  • Muito bom. O melhor site para quem precisa de ajuda, obrigado, todos precisam ver isso!

  • Parabéns pessoal.

    Mesmo usando o Windows 8 segui a risca os passos listados para obter melhores conhecimentos.

    Grato.

  • Muito obrigada, você me ajudou muito, fiquei muito satisfeita.

  • Valeu mesmo, muito obrigado.

  • Parabéns cara, essas dicas melhoraram meu PC em 100%.

  • Mesma coisa que todo mundo já disse, o tutorial me ajudou pra caramba. Meu notebook estava um lixo e agora tá bem melhor. :)

    Obrigado.

  • Muito obrigado, as suas dicas ajudaram bastante.

  • Muito legal, valeu!

  • Dicas muito boas!
    Resolveu bastante a lerdesa do meu Windows 7.

  • Valeu, vocês me ajudaram bastante com essas dicas!

  • Nossa, adorei as dicas, vcs são 10, me ajudou muito.

    muito obrigada :-)

  • Na boa! Me ajudou muito, obrigada mesmo. Meu PC estava um lixo, se não fosse eu ter achado isso aqui, nem sei o que estaria fazendo, obrigada :)

  • Me ajudou muito, vlw!
    Meu PC está super rápido!

  • Cara, muito bom! Obrigado pelas dicas! Vlw msm, está muito mais rápido =)

  • Muito legal, me ajudou muito!

  • Excelente, o pc segurou muita memória ram e o desempenho está nitidamente superior. Com 8GB de ram aqui e placa onboard eu conseguia no máximo executar 6 contas do jogo sro online que adoro jogar. Agora loguei 8 contas e ainda sobrou 1GB de ram. Também acho legal o visual mais antigo do Windows sem frescuras. Abraço e obrigado!!!

  • Conheci o SoftDowload hoje, e estou surpreso com ótimas dicas em geral, já sou fã deste site.

  • Muito boas dicas, obrigado!!! Nota 1.000

  • Mais um excelente tutorial.

  • Obrigado, ajudou muito essas dicas!

  • Muito bom! o computador ficou bem mais rápido… valeu :)

  • Ótimo, fiz todos…

  • Gostei, ficou mais rápido.

  • Legal, aproveitei ao máximo!

  • Muito bom. Obrigado pelas dicas, meu PC ficou muito mais rápido.

  • Valeu, eu já sabia da maioria, mas em alguns casos eu não lembrava como fazia, excelentes dicas.

    • Ótimas dicas! E o tema Aero que vem no Windows 7 é muito pesado. Basicamente, alterando para o tema básico já fica bem mais rápido!

Deixe um comentário