10 compactadores de arquivos gratuitos

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques, Softwares, Utilitário.

Existem vários motivos para você querer compactar arquivos, por exemplo, você pode compactar arquivos para liberar espaço em disco, armazenar fotos, facilitar o envio de arquivos grandes por email, etc.

Apesar de grande parte dos usuários só conhecerem os programas WinZip e WinRar, existem vários outros programas gratuitos capazes de cumprir todas as tarefas de um bom compactador de arquivos. Confira essa seleção com 10 programas de compactação de arquivos gratuitos.

10 compactadores de arquivos gratuitos

Publicidade

1.  7-ZIP

7-Zip é um eficiente programa gratuito de compressão de arquivos com alta taxa de compressão no formato 7Z com LZMA, sem comprometer a velocidade do processo.

Além disso ele suporta uma ampla gama de formatos para compactação e descompactação, tais como 7z, ZIP, GZIP, BZIP2, TAR, RAR, ISO, LZH, LZMA, etc.

Ele também se integra com o menu de contexto (shell do Windows), tem opção para criação de arquivos compactados auto-executáveis e uma poderosa versão de linha de comando.

2. PeaZip

PeaZip é um compactador de arquivos gratuito que suporta vários formatos de arquivos de compactação. Ele permite compactar arquivos nos formatos 7Z, ARC, BZ2, GZ, PAQ/ZPAQ, PEA, QUAD/BALZ, TAR, UPX, ZIP e extrair 98 formatos, incluíndo ACE, ARJ, CAB, DMG, ISO, LHA, RAR, UDF e muito mais

PeaZip permite ainda criptografar os arquivos, criar arquivos auto-executáveis, dividir e juntar arquivos, comparar o conteúdo de arquivos compactados, gerar senhas aleatórias, etc.

Peazip está disponível em versão portátil e instalável para Windows 9x, 2k, XP e Vista (32 e 64 bits)  e Linux.

3. jZip

jZip é um compactador de arquivos gratuito baseado na mesma tecnologia do 7-Zip, porém ele se destaca pela facilidade de uso que o torna acessível a todos os níveis de usuários, seja um geek ou novato.

jZip se integra com o shell do Windows e permite que você compacte e descompacte rapidamente arquivos dos formatos mais populares, como ZIP, RAR, TAR, GZip e 7-Zip.

4. ZipGenius

ZipGenius é uma poderosa ferramenta gratuita de compactação de arquivos, porém com uma interface simplificada ao máximo para que qualquer um consiga realizar as tarefas sem dificuldades.

Ele suporta mais de 20 formatos de compressão de arquivos, se integra ao menu de contexto do Windows, permite a criação de arquivos auto-executáveis, abre múltiplos arquivos simultâneamente em abas e possibilita o envio dos arquivos compactados por email.

5. IZArc

O IZArc é um compactador de arquivos gratuito que oferece compatibilidade com diversos formatos. Ao todo o usuário pode abrir quase 50 tipos de arquivos pelo IZArc, extraindo com rapidez qualquer conteúdo.

Confira os formatos que o IZArc suporta: 7-Zip (7Z), A, ACE, ARC, ARJ, B64, BH, BIN, BZ2, BZA, C2D, CAB, CDI, CPIO, DEB, ENC, GCA, GZ, GZA, HA, IMG, ISO, IZE, JAR, LHA, LIB, LZH, MBF, MDF, MIM, NRG, PAK, PDI, PK3, RAR, RPM, TAR, TAZ, TBZ, TGZ, TZ, UUE, WAR, XXE, YZ1, Z, ZIP, ZOO.

Outro recurso interessante do IZArc é que ele suporta formatos de imagem de CD e DVD. Seja ISO, IMG ou até mesmo o formato do Nero (NRG).

6. SharpArchiver

SharpArchiver é um programa gratuito que lhe permitirá compactar e descompactar seus arquivos rapidamente. SharpArchiver suporta 47 extensões de arquivo, tais como Zip, 7Zip, Tar, GZip, BZip2, Arc, Arj, Ace, Cab, Lha, Lzh, etc.

Ele também se integra ao menu de contexto do Windows e inclui ferramentas para extração de múltiplos arquivos, conversão de arquivos e criptografia que lhe permite proteger o conteúdo de seus arquivos compactados.

7. TUGZip

TUGZip é um aplicativo para a compressão de arquivos que suporta dezenas de formatos diferentes, tanto para compactação quanto para descompactação.

Entres os formatos reconhecidos pelo TUGZip estão o 7Z, ACE, ARC, ARJ, A, LIB, BH, BZ, BZ2, TBZ, CAB, CPIO, DEB, GCA, IMP, JAR, WAR, EAR, LHA, LZH, RAR, CBZ, RPM, SQX, TAR, TGZ, GZ, TAZ, Z, TZS, YZ1, ZIP, ZOO, PK2, PK3, PK4, WSZ e WAL.

Além disso, o programa é capaz de manipular arquivos de imagem nos formatos BIN, C2D, IMG, ISO e NRG.

8. Iceows

O Iceows é um compactador de arquivos que se destaca pela facilidade de uso. Com ele você pode manipular grandes quantidades de arquivos com apenas alguns cliques do mouse. Além disso ele se integra no menu de contexto do Windows e permite a criação de arquivos executáveis de auto-extração.

Entre os formatos de arquivos suportados pelo Iceows, estão o ICE, ARJ, ZIP, TAR, TGZ, CAB, RAR, ACE, PK3, LZS, BFL, SFV, BZIP2, MIME, Mac HQX, UUEncode, XXEncode, Base64, JAR, EAR, WAR, LHA, IMP.

9. FreeZip

FreeZip é um pequeno utilitário eficaz para compactação e descompactação de arquivos e diretórios. Ele pode ser instalado rapidamente e se integra no menu de contexto do Windows, de onde você pode compactar e descompactar arquivos e subdiretórios rapidamente.

FreeZip também pode ser usado a partir de linha de comando e suporta a compactação e descompactação de arquivos em lote.

10. KGB Archiver

O KGB Archiver é um compactador de arquivos que consegue taxas de compressão impressionantes. Dependendo do tipo de arquivo ele é capaz de reduzir 20 MB em um arquivo compactado de 1.5 MB.

Entretanto para fazer essa mágica, o processo de compactação ou descompactação é lento e requer uma boa configuração de hardware. Ele suporta os formatos ZIP e KGB

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário