10 comandos úteis do PowerShell

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

O Prompt de Comando do Windows permite executar dezenas de comandos úteis a partir dele, mas o que você provavelmente não sabe é que o Windows possui uma outra linha de comando, ainda mais poderosa chamada PowerShell. Veja nesse artigo 10 comandos úteis que você pode executar a partir do PowerShell.

10_comandos_powershell

Publicidade

1. Fazer o backup dos drivers

Antes de formatar o disco rígido para fazer uma nova instalação do Windows, é recomendável você fazer o backup dos drivers de hardware do computador para restaurá-los após a formatação. Veja aqui como você pode fazer o backup dos drivers de hardware do seu computador usando apenas comandos no PowerShell.

2. Criar uma imagem de backup do sistema

O Windows possui uma ferramenta nativa de backup, que lhe permite criar uma imagem do sistema sem o uso de programas de terceiros, mas o que você provavelmente não sabe é que podemos criar uma imagem do sistema usando comandos. Veja como criar uma imagem de backup do sistema através do PowerShell.

3. Criar uma lista dos programas instalados

Criar uma lista dos programas instalados no computador é uma boa prática, uma vez que você pode usá-la como referência para reinstalar os programas futuramente. Porém, a boa notícia é que você pode criar uma lista de programas instalados do computador usando comandos no Powershell. Veja aqui como fazer isso.

4. Copiar arquivos pela rede

Copiar arquivos pela rede muitas vezes pode ser bastante complicado, especialmente se a rede for lenta e instável. Uma forma simples de acelerar a cópia de arquivos grandes pela rede é usando o protocolo BITS. Veja aqui como copiar arquivos grandes pela rede usando o protocolo de transferência BITS no PowerShell.

5. Desinstalar os aplicativos padrões do Windows 10

Como você provavelmente sabe, o Windows 10 vem com vários aplicativos nativos. Felizmente, é possível desinstalar os aplicativos a partir do PowerShell. Veja abaixo como desinstalar aplicativos do Windows 10:

Abra o PowerShell com privilégios de administrador e execute o comando abaixo para listar os apps:

Get-AppxPackage | Select Name, PackageFullName

Em seguida, execute o comando abaixo para desinstalar o aplicativo, substituindo "PackageFullName" pelo nome do aplicativo entre os *asteriscos*. Exemplo: Get-AppxPackage *3DBuilder* | Remove-AppxPackage.

Get-AppxPackage *PackageFullName* | Remove-AppxPackage

desinstalar_apps_windows10

6. Criar uma senha aleatória

Embora não seja uma funcionalidade tão poderosa quanto as apresentadas anteriormente, você pode usar o PowerShell para criar senhas aleatórias. Para fazer isso, abra o PowerShell e execute o comando abaixo:

Add-Type -AssemblyName System.Web

Em seguida, execute o comando abaixo para gerar a senha. Os números entre parênteses significam que o comprimento total da senha é de 8 caracteres, sendo 2 caracteres não-alfabéticos, como #, $, % & e outros.

[System.Web.Security.Membership]::GeneratePassword(8,2)

gerar_senha_powershell

7. Exibir informações sobre a marca e modelo do computador

Embora existam programas de terceiros que exibam informações sobre o computador, usando um simples comando no Powershell você pode obter várias informações sobre a marca e o modelo do seu computador.

Abra o PowerShell e execute o comando abaixo:

Get-WmiObject -Class Win32_ComputerSystem

info_computador_powershell

 8. Exibir informações sobre a BIOS do computador

Além de ver informações sobre o computador, você também pode conseguir informações sobre a BIOS do seu computador através do PowerShell. Para isso, basta abrir o PowerShell e executar o comando abaixo:

Get-WmiObject -Class Win32_BIOS -ComputerName .

info_bios_computador_powershell

9. Listar os 5 processos que estão usando mais memória

Uma forma simples de descobrir quais processos em seu computador estão consumindo mais memória é usando o PowerShell. Basta você executar o comando abaixo no PowerShell para obter essa informação.

ps | sort –p ws | select –last 5

listar_processos_powershell

10. Exibir o endereço IP atribuído ao computador

Embora seja possível descobrir o endereço IP do computador utilizando o comando IPConfig no Prompt de Comando, você pode executar o seguinte comando no Powershell para obter o endereço IP do computador.

Get-WmiObject -Class Win32_NetworkAdapterConfiguration -Filter IPEnabled=TRUE -ComputerName . | Format-Table -Property IPAddress

endereco_ip_computador_powershell

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

3 comentários

  • Shooooowwww! Trabalho com TI e esse site é o melhor. Sempre acompanho, está de parabéns.

  • Querido amigo, matérias como a sua me inspiram, não apenas pelo texto, mas pelo envolvimento entre matéria e autor, autor e usuário, tomei a liberdade de aumentar um pouco a visibilidade do seu texto transformando sua matéria em um Artigo Wiki, com crédito ao autor e site dentro da Microsoft Community Brazil, onde não apenas as pessoas poderão ter um acesso ainda maior, como também poderão visitar este maravilhoso site e suas grandes matérias.

    Abaixo deixo link para acesso do Artigo publicado.
    https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/wiki/windows_10-performance/os-10-comandos-do-windows-powershell-que-voc%C3%AA/2dd55652-13e6-4816-9b1f-01073738584a

    Havendo algum problema ou mesmo pedido de retirada da postagem, nenhum problema, sou apenas voluntário dentro da Community e não tinha intenção de copiar seus comandos e imagens, por que sua matéria precisava ser mostrada de maneira imaculada.

    O mesmo adendo finaliza o Wiki, seria um prazer sua visita no mesmo! Obrigado mais uma vez por sua dedicação, um forte abraço e Paz e Luz!

    Victor Hugo∴

    • Caro Victor Hugo,

      Obrigado pelas palavras e por compartilhar o artigo.

Deixe um comentário

Esse artigo foi útil para você? Ajude nós curtindo a página no Facebook. Compartilhar o artigo - Curtir o SoftDownload
Publicidade