Como usar o Diagnóstico de Memória do Windows

Publicidade

O Windows possui uma ferramenta nativa chamada Diagnóstico de Memória do Windows, que lhe permite testar a memória RAM do computador para encontrar possíveis bugs e falhas nos pentes de memória RAM.

O Diagnóstico de Memória do Windows testa a memória de acesso aleatório (RAM) em seu computador a procura de erros nos pentes de memória. O diagnóstico inclui um conjunto completo de testes de memória.

Portanto, se você estiver experimentando problemas ao executar o Windows, você pode usar o diagnóstico para determinar se os problemas estão sendo são causados por falha de hardware, como a memória RAM.

Como usar o Diagnóstico de Memória do Windows

Para executar o Diagnóstico de Memória do Windows, você pode simplesmente pesquisar por memória no menu Iniciar do Windows ou então, pressionar “Win+R”, digitar mdsched na caixa Executar e clicar em “OK”.

Em seguida, ele irá lhe oferecer duas opções. Reiniciar o computador agora e verificar se há problemas na memória RAM ou verificar se existem problemas na memória na próxima vez que o computador for iniciado.

Uma vez reiniciado o computador, ele começará a realizar os testes na memória RAM do seu computador. Na maioria dos computadores, ele conseguirá completar os testes na memória em menos de 10 minutos.

Ele faz dois testes na memória RAM do computador para detectar possíveis erros ou falhas nos pentes de memória RAM. Você pode acompanhar os resultados dos testes em tempo real a partir do campo “Status”.

Opcionalmente, você pode pressionar a tecla F1 para definir as opções do teste. Ele realiza o teste padrão, mas, você também pode executar o teste básico ou estendido, assim como configurar o número de etapas.

Ao terminar os testes, ele reinicia o computador automaticamente e exibe uma notificação com o resultado dos testes. Você também pode ver o resultado no Visualizar de Eventos, em “Logs do Windows > Sistema”.

Publicidade

Comentários:

  1. Tem coisa pra caramba no “Sistema”. Onde especificamente fica o resultado do teste?

    Responder
  2. Bom dia!
    Preciso esclarecer uma dúvida. Tenho executado testes das memórias RAM do Windows. Eles chegam ao final, mas não geram o relatório. Faço a busca deles através do string de caracteres “memory”. Somente localiza o relatório “schedule”. Pergunto: o Windows 10 só gera o relatório do diagnóstico caso detecte algum problema ou deveria gerar em qualquer situação? Se deveria gerar o wue devo providencias para que isso ocorra?

    Responder
    • No “Visualizador de Eventos” do Windows, abra a seção “Log do Windows > Sistema” e use a opção “Localizar” exibida do lado direito da Visualizador de Eventos para procurar por eventos com o tipo de fonte “MemoryDiagnostics-Results”.

      Responder

Deixe o seu comentário: