MusicBrainz Picard – Edição automática de tags

Publicidade

Quando ripamos um CD de áudio para MP3, nem sempre temos o cuidado de renomear os arquivos com o título da música e preencher todas as informações das tags, como título da música, álbum, artista, ano, etc.

Se você estiver procurando uma maneira fácil de preencher as tags de suas músicas, MusicBrainz Picard é um programa gratuito capaz de identificar e atualizar automaticamente as tags de seus arquivos de música.

Edição automática de tags

Publicidade

O primeiro passo para usar o MusicBrainz Picard é adicionar os arquivos de música que você deseja editar. Clique em “Adicionar arquivos” ou Adicionar pasta”, ou simplesmente arraste e solte os arquivos ou pastas.

Depois de adicionar os arquivos, o programa irá identificar as músicas adicionadas automaticamente. Em seguida, clique em “Grupo” para agrupar os arquivos de músicas não identificadas corretamente por álbum.

Após agrupar os arquivos, você notará que existem arquivos não identificados na lista do lado esquerdo da interface. MusicBrainz Picard tem dois modos para identificar as músicas restantes: “Procurar” e “Verificar”.

A diferença é que o “Procurar” utiliza as informações já existentes nos arquivos para consultar o banco de dados, enquanto o “Verificar” usa as impressões digitais de áudio de cada arquivo para identificar a música.

O modo “Verificar” é mais demorado, porém é bem mais preciso. Portanto, selecione a pasta “Arquivos não identificados” do lado esquerdo e clique no botão “Verificar” para identificar as músicas usando o “Verificar”.

Para usar o modo de impressão digital você precisa configurá-lo. Depois de clicar em “Verificar” uma janela será aberta perguntando se você deseja configurá-lo, clique em “Yes” e marque a opção “Audio Fingerprint”.

Em seguida, o programa inicia a identificação das músicas usando o modo impressão digital. As músicas identificadas corretamente através do modo “Verificar” serão exibidas do lado direito, agrupadas por álbum.

Por último, selecione um álbum do lado direito, e clique em “Salvar” para atualizar as informações nas tags dos arquivos de música. Observe, que você deve selecionar os álbuns individualmente e clicar em “Salvar”.

Além de atualizar as tags, é possível renomear os arquivos com o nome da música e movê-los para pastas com o nome do álbum. Essas opções devem ser habilitadas no menu Opções antes de salvar as músicas.

No geral, MusicBrainz Picard é um programa muito eficiente. Porém, como ele trabalha com a manipulação de arquivos, é recomendável fazer um backup de suas músicas antes de usá-lo, pelo menos até dominá-lo.

Download MusicBrainz Picard

Disponível para Windows, Mac e Linux.

Publicidade

Deixe o seu comentário: