Localize arquivos grandes com o GetFoldersize

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Se você está com pouco espaço em disco, mas não sabe onde foi parar todo o espaço livre que existia em seu disco rígido, você pode usar um programa como o GetFoldersize, um programa gratuito para Windows que lhe permite descobrir quais são os arquivos e pastas que estão ocupando mais espaço no disco rígido.

Localize arquivos grandes com o GetFoldersize

Publicidade

A primeira coisa que você deve fazer depois de executar o GetFoldersize, é selecionar a unidade ou pasta que deseja analisar. Para isso, clique no botão "New" e selecione a unidade de disco ou pasta em seu PC.

Antes de iniciar a verificação, clique na opção "Reports" do menu e selecione as opções que deseja incluir no relatório. É possível, por exemplo, listar os 20 maiores arquivos ou pastas, os 20 arquivos recentes, etc.

Outra opção que você deve dar uma olhada antes de realizar a análise é o "Filters", que lhe permite excluir pastas/arquivos dos relatórios. Isso pode ser útil, por exemplo, para excluir a pasta Windows dos relatórios.

Em seguida, clique no botão "Scan" para iniciar a verificação da unidade e/ou pasta selecionada. Assim que a análise for concluída, ele irá exibir, na barra lateral, a lista de pastas da unidade ordenadas pelo tamanho.

Você pode navegar pelas pastas e subpastas e ver o conteúdo dessas pastas do lado direito. Porém, note que para o conteúdo das pastas ser mostrado do lado direito da janela, você deve clicar na opção "FILES".

Ainda do lado direito você pode ver os relatórios que selecionou previamente. Para visualizar os relatórios, basta você clicar na opção "TOP" e depois clicar no nome do relatório que deseja visualizar do lado direito.

Existem outras informações adicionais que você pode ver no GetFoldersize. Por exemplo, você pode exibir a contagem de arquivos, atributos, datas, propriedades, ver o tamanho em Bytes, Kilobytes, Megabytes, etc.

Por último, a partir do menu de contexto, você pode apagar e mover arquivos e pastas direito do programa, porém, note que as alterações não são refletidas automaticamente, você precisa realizar uma nova análise.

Em resumo, GetFoldersize é uma boa opção para localizar arquivos grandes no disco, mas a sua interface é um pouco confusa. Existem opções mais fáceis de usar, como WinDirStat, DiskSorter, TreeSize e Xinorbis.

Download GetFoldersize

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *