Consulte o significado das palavras com o GoldenDict

Publicidade

Há tempos atrás, para descobrir o significado de uma palavra, você precisava consultar um dicionário, mas hoje em dia você precisa apenas de um smartphone ou computador com acesso a internet ou então, usar o GoldenDict, um programa de dicionário gratuito com integração com Wikipédia, Wikcionário e outras fontes.

GoldenDict é um programa de dicionário muito interessante. Ele está disponível em versão instalável e, em versão portátil, que é disponibilizado em arquivo .7z e portanto, precisa do programa 7-Zip para ser extraído.

Ao iniciar o programa pela primeira vez você precisará configurar os dicionários que deseja usar. Para isso, clique no menu “Editar > Dicionários” e na guia “Fontes” marque todos os dicionários que você deseja usar.

Por exemplo, você pode configurá-lo para usar Ortografia de Português Brasileiro, selecionar o Wikipédia e
o Wiktionary em Português, assim como utilizar o dicionário Inglês Português Michaelis e assim por diante.

Uma vez feito isso, basta você usar o campo de busca do GoldenDict para pesquisar o significado de uma palavra. O programa irá exibir os resultados de todos os dicionários ativos em que a palavra for encontrada.

A partir do menu lateral você pode alternar entre esses dicionários e ele também permite ouvir a pronúncia das palavras, adicioná-las no favoritos e verificar as palavras pesquisadas a partir do histórico do programa.

Outra característica útil do GoldenDict é o suporte a teclas de atalhos. Você pode minimizar o programa na bandeja do sistema e quando precisar consultar uma palavra, selecioná-la e pressionar as teclas Ctrl+C+C.

Em resumo, GoldenDict é uma boa opção para você consultar a partir da área de trabalho o significado das palavras em várias fontes disponíveis localmente e na internet, como o Wikipédia, Wikcionário e Michaelis.

Download GoldenDict

Publicidade

Comentários:

  1. Excepcional esta ferramenta é possível personalizar o dicionário com diferentes serviços online.

    Grato pelo artigo.

    Responder

Deixe o seu comentário: