Gerencie melhor o antivírus do Windows com o DefenderUI

Publicidade

O Windows 11, assim como o Windows 10, vem com um antivírus integrado chamado Windows Defender, que oferece um excelente nível de proteção, mas a sua interface ainda deixa muito a desejar. DefenderUI é um programa gratuito que melhora o gerenciamento do Windows Defender no Windows 10 e Windows 11.

Ao abrir o programa pela primeira vez, você pode definir o perfil de segurança. Ele possui quatro perfis, do recomendado ao agressivo, que ajusta o Windows Defender para oferecer um nível de proteção avançado.

As configurações estão organizadas em guias. Na guia “Simples” você pode habilitar/desabilitar a proteção contra ransomwares, de rede, contra aplicativos potencialmente indesejados, privacidade, notificações, etc.

Na guia “Avançado”, você pode ativar/desativar a verificação de e-mail, downloads, arquivos compactados, scripts, unidades USB removíveis, arquivos de rede e configurar a prioridade da CPU durante a verificação.

Além disso, a partir da guia “Regras do ASR” você pode configurar diversos recursos de segurança ocultos do Windows Defender, que só podem ser controlados por meio do editor de políticas e do editor de registro.

Por última, outra característica interessante do DefenderUI, é que se você clicar no pequeno (i), exibido no canto direito das opções, você abre um menu de ajuda que explica melhor o que cada uma das opções faz.

Em resumo, DefenderUI é uma ótima opção para gerenciar o Windows Defender. Ele possui uma interface mais avançada que oferece acesso a todas as opções possíveis para o Windows Defender em um só local.

Download DefenderUI

Publicidade

Comentários:

  1. Como esse programa coexistiria com o Avast Premium? É melhor optar por um ou outro? Obrigado.

    Responder
    • Não é possível. Quando você instala um antivírus de terceiros no Windows 10 ou 11, o antivírus nativo do Windows é desativado, portanto, o programa não teria nenhuma função.

      Eu não instalo mais nenhum antivírus em meus computadores com Windows 10 e 11. Na minha opinião, o Windows Defender (antivírus nativo do Windows), faz um excelente trabalho, além de ser muito leve, dispensando assim a necessidade de instalação de outro antivírus.

      O que o DefenderUI faz é oferecer uma interface mais amigável para você gerenciar o Windows Defender. Nesse caso, se você não instalou nenhum antivírus de terceiros e quer fazer um ajuste mais fino no Windows Defender, a instalação do DefenderUI é justificada.

      Mas se você já adquiriu uma licença do Avast Premium, talvez seja melhor usá-la até expirar e depois desinstalá-lo e usar apenas o Windows Defender. Isso é que eu faria.

      Responder

Deixe o seu comentário: