Delete arquivos permanentemente com o Chuerk

Publicidade

Quando você deleta um arquivo no computador, você pode recuperá-lo da lixeira, porém, mesmo depois de esvaziar a lixeira, ainda é possível recuperar esse arquivos usando um programa de recuperação de dados.

Para evitar que arquivos deletados do computador possam ser recuperados, você precisa de um programa como o Chuerk, um programa gratuito baseado em linha de comando que deleta arquivos de forma segura.

O Chuerk é baseado em linha de comando e para permitir que ele seja executado a partir de qualquer pasta no Prompt de Comando, você pode extrair os seus arquivos para uma pasta e criar uma variável de sistema.

Uma vez feito isso, o uso do Chuerk se torna mais prático. Basta abrir o Prompt de Comando ou o Terminal do Windows e executar o comando chuerk caminho do arquivo, por exemplo, chuerk c:\softdownload.docx.

Você também pode excluir pastas com todos os arquivos e subpastas contidas nela utilizando o comando chuerk -r caminho da pasta, como, por exemplo, chuerk -r C:\SoftDownload e ver a ajuda usando chuerk -h.

Além disso, você pode usar asteriscos para deletar apenas arquivos de formatos específicos da pasta, por exemplo, chuerk -r C:\SoftDownload\*.docx para excluir todos os arquivos DOCX da pasta SoftDownload.

Após executar o comando, o Chuerk irá “triturar” o arquivo desejado, o procedimento é muito rápido. Assim que ele excluir o arquivo permanentemente, ele irá exibir uma mensagem “Done” para confirmar a exclusão.

Principais recursos do Chuerk

  • Exclui arquivos e pastas permanentemente.
  • Permite deletar pastas com todos os arquivos.
  • Pode excluir arquivos de formatos específicos.

Considerações finais

Em resumo, Chuerk é uma boa opção para deletar arquivos e pastas de forma permanente do computador através do Prompt de Comando e criando uma variável de sistema, ele se torna muito mais prático de usar.

Como baixar o Chuerk

Acesse a página de lançamento do Chuerk no Github e baixe o arquivo chuerk.zip. Extraia o arquivo ZIP em uma pasta no computador e crie uma variável de sistema para facilitar o seu uso pelo Prompt de Comando.

 

 

 

Publicidade

Deixe o seu comentário: