Crie um código QR para a sua rede Wi-Fi

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Internet.
Publicidade

Uma das primeiras coisas que as pessoas querem quando chegam em sua casa é a senha do Wi-Fi. Para facilitar o compartilhamento e evitar que você revele a senha do Wi-Fi você pode utilizar o QiFi, um serviço online que permite que você crie um código QR para as pessoas se conectarem a rede Wi-Fi da sua casa.

Publicidade

Criar um código QR usando o QiFi é muito simples. Basta acessar o site, digitar o nome de sua rede Wi-Fi (SSID), o tipo de criptografia em uso (Encryption), a senha da rede Wi-Fi (Key) e clicar no botão "Generate".

Uma vez feito isso, ele irá criar um código QR, que você pode exportar para uma imagem em formato PNG ou então, imprimir o código QR gerado diretamente do navegador e colá-lo em algum lugar de fácil acesso.

Agora, quando alguém pedir a senha da sua rede Wi-Fi, basta você orientar a pessoa a escanear o código QR utilizando um aplicativo de leitura de código QR em seu smartphone para se conectar a sua rede Wi-Fi.

O iPhone tem um leitor de código QR embutido, basta abrir o aplicativo de câmera e apontar para o código QR. Caso o seu smartphone seja Android e ele não tenha um leitor, você pode instalar o Barcode Scanner.

Ao escanear o código QR você será conectado automaticamente a rede Wi-Fi solicitada, ele não fornece a senha da rede para você se conectar, o leitor reconhece as informações do código QR e realiza a conexão.

Em resumo, QiFi oferece uma forma mais prática de você compartilhar a senha da sua rede Wi-Fi. Porém, note que ele será útil apenas para usuários que possuem um leitor de código QR instalado no smartphone.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Seria legal se os androids já viessem com leitor de QR por padrão.

    Ai, se a pessoa não tem internet pra baixar o leitor terei que falar a senha pra ela.

    • Realmente essa é uma limitação para o uso do código QR. Mas ele ainda pode ser útil para quem já tem um leitor no smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *