Como manter uma janela sempre visível

Publicidade

Às vezes, pode ser útil manter a janela de um programa sempre visível na tela, em cima de todas as janelas abertas no computador. No entanto, o Windows nunca ofereceu esse recurso em seu sistema operacional.

Nesse tutorial mostraremos como manter a janela de um programa sempre visível no Windows usando um utilitário da Microsoft chamado PowerToys, e também, um pequeno programa gratuito, chamado Deskpins.

Como manter a janela de um programa no topo

Como manter uma janela sempre visível usando o PowerToys

1. Baixe e instale o PowerToys em seu computador. Você pode baixar o arquivo de instalação do programa ou, então, executar o comando winget install Microsoft.PowerToys –source winget no Prompt de Comando.

2. Após a instalação, ele deve abrir a janela “Bem-vindo ao PowerToys”. Clique na opção “Sempre visível” no menu lateral e o recurso “Sempre Visível” do PoweToys deverá ser habilitado em seu computador Windows.

Nota: Se por algum motivo a janela de “Bem-vindo” não for exibida ou o recurso não for ativado, clique duas vezes no ícone do Powertoys na bandeja do sistema (perto do relógio) para abrir a janela de “Configurações do PowerToys”, clique na opção “Sempre visível” no menu lateral e ligue a chave “Habilitar Sempre Visível”.

3. Pronto, agora você pode fixar rapidamente qualquer janela no topo, para que ela esteja sempre visível na tela. Basta abrir a janela desejada, pressionar a tecla de atalho Win + Ctrl + T e a janela será fixada no topo.

4. Opcionalmente você pode alterar a tecla de atalho padrão Win + Ctrl + T. Basta clicar no ícone de lápis da opção “Atalho de Ativação” e criar sua combinação. Você pode usar combinações com Win, Ctrl, Alt e Shift.

Como manter uma janela sempre visível usando Deskpins

1. Baixe o DeskPins, instale-o em seu computador e execute-o a partir do menu Iniciar.

2. O DeskPins colocará um ícone na bandeja do sistema (ao lado do relógio do Windows) ao ser executado. Caso não esteja vendo o ícone, clique na seta para cima e arraste o ícone do DeskPins para perto do relógio.

3. Quando quiser fixar a janela de um programa na tela, para que ela fique sempre visível, clique no ícone do DeskPins na bandeja do sistema e ele exibirá um alfinete pra você fixar na janela que deseja manter sempre visível. Alternativamente, você pode pressionar Ctrl+F11 e clicar com o alfinete na janela para fixá-la no topo.

4. Pronto, ao fazer isso, a janela que você fixou exibirá um alfinete vermelho na barra de título. Isso significa que ela ficará sempre em cima de qualquer outra janela aberta no Windows, mesmo quando estiver inativa.

5. Para “desafixar” uma janela, posicione o ponteiro do mouse sobre o alfinete na barra de título da janela e clique no X exibido ou clique na janela fixada no topo e use a tecla de atalho Ctrl+F12 para remover alfinete.

Publicidade

Deixe o seu comentário: