Como ler um código QR sem usar outro celular

Publicidade

Em determinadas situações, você pode receber um código QR no celular que precisa escanear. Geralmente, quando isso acontece, a primeira coisa que pensamos é em utilizar outro celular para escanear o “QR Code”.

Entretanto, o que você talvez não saiba é que tanto o iPhone quanto o Android podem escanear códigos QR no celular. Aprenda como escanear um código QR em seu telefone sem precisar utilizar um segundo celular.

Como ler um código QR sem usar outro celular

Como escanear um código QR no iPhone sem usar outro celular

No iPhone, você pode usar o aplicativo Fotos para escanear códigos QR que você recebeu por e-mail, celular ou outro meio qualquer. Veja como escanear um QR Code no iPhone sem precisar usar um segundo celular.

1. Para começar, faça uma captura de tela do código QR que deseja escanear. Esse processo é necessário quando o QR Code estiver em um documento PDF, quando ele estiver sendo exibido em um aplicativo, etc.

Para fazer a captura de tela, pressione e solte rapidamente o “botão lateral e o botão de aumentar o volume” simultaneamente. Em um iPhone com botão de Início, pressione e solte o “botão lateral e o botão de Início”.

2. Ele será salvo como uma imagem Abra o aplicativo Fotos e localize a captura de tela com o código QR.

3. Abra a imagem com o código QR no aplicativo Fotos, toque e mantenha pressionado sobre o código QR e selecione a opção “Copiar”, para copiar o texto do QR Code. Dependendo do tipo de QR Code, a opção pode ser diferente, por exemplo, se o QR Code for o endereço de uma página, ele exibirá a opção “Abrir no Safari”.

Como escanear um código QR no Android sem usar outro celular

No Android (e também no iPhone), você pode usar o Google Lens para escanear códigos QR sem usar outro telefone. Ele pesquisa imagens semelhantes, escaneia códigos QR, copia o texto de imagens e muito mais.

1. Abra o aplicativo Google, que vem pré-instalado em celulares Android e toque no ícone Câmera (Lente) na barra de pesquisa e conceda as permissões, se solicitado. Em muitos telefones, você também encontrará o ícone do câmera no widget de pesquisa do Google na tela inicial. Você pode usar qualquer uma das opções.

2. Selecione a imagem com o código QR nas imagens exibidas na parte inferior. Se o QR Code estiver em um documento PDF ou em um aplicativo, faça uma “captura de tela” desse QR Code para salvá-lo como imagem.

3. Toque no código QR exibido na foto para realizar a leitura e selecione “Copiar texto” para copiar o texto do código QR. Note que dependendo da informação contida no código QR, as opções exibidas serão diferentes. Por exemplo, se o código QR for a URL de um site, ele oferecerá opções para abrir o site e copiar URL do site.

Publicidade

Deixe o seu comentário: