Como fazer o backup da pasta do usuário no Windows

Publicidade

Os seus arquivos pessoais, como por exemplo Documentos, Imagens e Vídeos são salvos na pasta do seu usuário no Windows, assim como a pasta AppData que é onde são salvas as configurações dos programas.

Por conta disso, é interessante fazer regularmente o backup da pasta do usuário. Nesse tutorial iremos lhe mostrar duas formas diferentes de fazer o backup da pasta do seu usuário no Windows 10, 8 e Windows 7.

Opção 1 – Backup do Windows

A Microsoft introduziu no Windows 7 uma ferramenta de backup que você pode usar para fazer backup da pasta do seu usuário no Windows. Esse recurso também esta presente no Windows 10 e no Windows 8.1.

1. Pesquise por backup no Menu Iniciar e clique na opção “Configurações de backup” ou, clique no botão “Configurações” no menu Iniciar e acesse “Atualização e Segurança” e clique em “Backup” na barra lateral.

Nota: No Windows 7 e 8.1, selecione a opção “Backup e Restauração” ao pesquisar no Menu Iniciar.

2. Na janela aberta, clique na opção “Ir para Backup e Restauração (Windows 7)”.

3. Clique em “Configurar backup”.

4. Selecione o local aonde deseja salvar o backup. Note que o backup não pode ser salvo no mesmo disco.

5. Na tela seguinte, marque a opção “Deixar que eu escolha”.

6. Marque a caixa “Bibliotecas de NomeDoSeuUsuario”. Você pode clicar na “seta” para visualizar todas as pastas incluídas. Além das bibliotecas padrões, ele salva a pasta Downloads, AppData e Área de Trabalho.

Nota: Desmarque também a opção “Incluir uma imagem do sistema das unidades” e clique em “Avançar”.

7. Por fim, clique em “Salvar configurações e executar backup”. Ele irá criar também um agendamento do backup. Caso você queira alterar ou desativar a opção de agendamento, clique em “Alterar agendamento”.

8. Pronto, agora basta você aguardar o backup ser concluído.

9. Para restaurar os arquivos do backup, basta você usar a opção “Restaurar meus arquivos”. Caso esteja restaurando os arquivos em outro computador, use o “Selecionar outro backup do qual restaurar arquivos”.

Opção 2 – ShadowCopy

Você também pode usar programas de terceiros para fazer o backup da pasta do usuário. Porém, se você usar qualquer programa de backup, muito provavelmente ele não irá conseguir copiar os arquivos em uso.

O ShadowCopy é um programa de cópia de arquivos para Windows que usa o “serviço de cópia de sombra de volume” da Microsoft para permitir a cópia dos arquivos em uso pelo sistema ou então por um programa.

1. Baixe, instale e execute o ShadowCopy em seu computador.

2. No campo “Copy from” selecione a pasta do seu usuário, que fica em “C:\Users\NomeDoSeuUsuário”.

3. Selecione o local aonde deseja salvar o backup no campo “Copy to”. Note que você não pode selecionar uma pasta no mesmo disco rígido para salvar seu backup. Marque também a opção “Copy Subdirectories”.

4. Por último, clique em “Copy” para iniciar o backup e aguarde a conclusão da tarefa.

Publicidade

Comentários:

  1. Super elucidativo, sem rodeios. O tutorial ensina mesmo. De uma nota para avaliação de 0 a 10, eu daria 100.

    Responder
  2. Parabéns Sérgio Motta, por sua contribuição com tutoriais de valor, obrigado me ajudou muito.
    Sinceramente
    GJS

    Responder

Deixe o seu comentário: