Como encontrar arquivos grandes no PC

Publicidade

A medida que salvamos novos arquivos no disco rígido do computador, o espaço livre em disco tende a se esgotar, especialmente em discos SSD e, eventualmente, é necessário excluir arquivos para liberar espaço.

Embora a remoção dos arquivos temporários seja útil para liberar espaço, existem outras alternativas úteis para liberar espaço no disco. Neste tutorial, mostraremos como encontrar e excluir arquivos grandes no PC.

Como encontrar arquivos grandes no PC

Opção 1 – Como encontrar arquivos grandes no PC usando as ferramentas do sistema

1. No Explorador de Arquivos, abra a unidade disco que deseja verificar, como, por exemplo, a unidade C.

2. Na barra de pesquisa, digite tamanho: e selecione uma das opções de tamanho que ele oferece. Se você estiver utilizando o Windows 11, clique em “Opções de Pesquisa”, depois “Tamanho” e escolha uma opção.

3. Você também pode personalizar o tamanho dos arquivos que deseja pesquisar, basta digitar tamanho:> seguido do tamanho desejado, como, por exemplo, tamanho:>1GB para procurar arquivos maiores que 1GB.

4. Aguarde a pesquisa do Windows fazer seu trabalho. Dependendo do tamanho do disco rígido, a pesquisa pode demorar um pouco. A medida que ele localiza os arquivos, eles sã listados no Explorador de Arquivos.

5. Em seguida, você pode excluir os arquivos grandes que não são mais necessários. Se não quiser excluir algum arquivo, você pode enviá-lo para a nuvem ou, então, movê-lo para um HD externo para liberar espaço.

Opção 2 – Como encontrar arquivos grandes no PC usando o WizTree

Embora a pesquisa do Windows seja útil, existem alguns programas, como o WizTree, que podem fazer um trabalho melhor para examinar e classificar arquivos grandes armazenados no disco rígido do computador.

1. Baixe o WizTree, instale e execute o programa em seu computador. Ele é gratuito e funciona em todas as versões do Windows. Existe também uma versão portátil do WizTree disponível que você pode querer usar.

2. Selecione a unidade de disco que deseja analisar, como, por exemplo, “C:” e clique em no botão “Verificar” para ele começar a examinar os arquivos armazenados no “disco local C” e encontrar os arquivos grandes.

3. A análise é muito rápida e ao terminar, ele exibirá, por padrão, uma visão geral, onde você pode visualizar as pastas que mais ocupam espaço no disco rígido, listadas em ordem decrescente, da maior para a menor.

4. No entanto, ele também exibe uma lista dos arquivos que mais ocupam espaço em disco. Clique na guia “Visualização de arquivo” para carregar a lista de arquivos grandes armazenados no disco rígido do seu PC.

5. A guia “Visualização de arquivo” exibe a lista dos maiores arquivos armazenados em seu disco rígido em ordem decrescente, com informações como caminho do arquivo, porcentagem de ocupação, tamanho, etc.

6. Você pode usar a pesquisa para procurar arquivos específicos, exibir apenas o nome dos arquivos, exibir todos os arquivos ou apenas um número limitado de arquivos, como, por exemplo, os 100 maiores arquivos.

7. Clicando com o botão direito em um arquivo da lista, você pode excluir o arquivo diretamente do WizTree, assim como abrir a pasta onde o arquivo está armazenado no Explorador de Arquivos para analisar melhor.

8. É isso, agora você pode liberar espaço no disco rígido “excluindo” ou “movendo” os arquivos grandes para outro local, como um disco rígido externo. Lembre-se que os arquivos excluídos são enviados para a lixeira do Windows, portanto você precisará esvaziar a lixeira após excluí-los para liberar o espaço no disco rígido.

Publicidade

Deixe o seu comentário: