Como descobrir se o pendrive é falso

Publicidade

Existem muitos pendrives falsificados à venda, que afirmam ter espaço de armazenamento muito maior do que realmente possuem e, muitas vezes, você não percebe isso até precisar utilizar todo o armazenamento.

Portanto, se você suspeita que foi enganado, neste tutorial mostraremos como descobrir se o pendrive que você comprou é falso e possui espaço de armazenamento menor do que o prometido. Veja como descobrir.

Como descobrir se você comprou um pendrive falso

Existem alguns programas criados especificamente com o objetivo de checar o espaço de armazenamento do pendrive. Nesse tutorial mostraremos dois programas para você descobrir se um pendrive é falso ou não.

Como descobrir se um pendrive é falso usando o FakeDriveCheck

O FakeDriveCheck é um programa que oferece uma forma simples de você testar o seu pendrive é descobrir se ele é falso ou não. Ele é recomendando principalmente para usuários domésticos com pouca experiencia.

1. Conecte o pendrive que deseja testar em seu computador.

2. Baixe o programa FakeDriveCheck para Windows aqui e, assim que o download for concluído, clique duas vezes no arquivo baixado (fakedrivecheck_x.xx_english.exe) para executar o programa em seu computador.

3. Uma vez iniciado, ele deve detectar o pendrive conectado no computador. Clique sobre a letra da unidade referente ao pendrive para o FakeDriveCheck iniciar a verificação para descobrir se o pendrive é falso ou não.

4. Ao concluir a análise, ele mostrará se o pendrive é falso ou não. Se o pendrive for verdadeiro, ele exibirá a mensagem “Drive is OK”. Se o pendrive for falso, ele exibirá a mensagem “Fake or corrupted! Real size: X GB”.

Como descobrir se um pendrive é falso usando o ValiDrive

ValiDrive é outra ferramenta gratuita que você pode usar para verificar se o pendrive que você comprou tem realmente todo o espaço de armazenamento prometido. Sua diferença é que ele fornece mais informações.

1. Baixe, execute o ValiDrive em seu computador e clique no botão “Check USB Drive”.

2. Quando a tela abaixo for exibida, conecte o pendrive em seu computador.

3. Ao fazer isso, ele irá detectar o pendrive conectado. Clique em “Validate THIS drive” para iniciar o teste.

4. O ValiDrive irá verificar toda a unidade e irá detectar erros de leitura, gravação e espaço não existente.

5. Ao terminar, ele exibe um mapa do pendrive, com o espaço validado, erros e o espaço não existente.

Um mapa parecido com este é o que você espera ver:

Um mapa como esse é o que você não espera ver:

 

6. Clique em “Close” e ele exibirá mais detalhes, como o espaço total declarado e o espaço validado.

 

Publicidade

Deixe o seu comentário: