Como criar um disco de reparação do Windows 10

Publicidade

Imagine que você acorda um belo dia, liga o seu computador como sempre e percebe que o Windows não está iniciando mais. Quando isso acontece, o que você pode tentar fazer para recuperar o seu computador?

Nesses casos, você pode usar o disco de recuperação do Windows, que oferece uma série de ferramentas de reparação do sistema que podem ajudar a iniciar o Windows e recuperar o computador de erros críticos.

No Windows 10 você pode criar um pendrive e disco de reparação para corrigir problemas de inicialização, redefinir as configurações de fábrica, acessar o prompt de comando e até mesmo reinstalar o Windows 10.

Como criar um pendrive de reparação do Windows 10:

Como os notebooks mais recentes não possuem leitor de CD/DVD, o Windows 10 possui uma opção para você criar um pendrive de reparação do Windows, que funciona da mesma forma que o disco de reparação.

1. Pesquise por Criar uma unidade de recuperação no menu Iniciar e clique na opção correspondente.

Como criar um pendrive de reparação do Windows 10 - Imagem 1

2. Aqui você pode definir se ele deve incluir um backup do sistema, que lhe permitirá reinstalar o Windows, caso seja necessário. Clique em Avançar para ele calcular o espaço necessário para criação do pendrive.

Com a opção de backup dos arquivos do sistema habilitada você precisará de um pendrive de no mínimo 8GB de espaço e com essa opção desmarcada você precisa de um pendrive de apenas 512MB de espaço.

disco_reparacao_win10_img2

3. Em seguida, conecte o pendrive que deseja usar para criar a unidade de recuperação e aguarde ele ser reconhecido pelo sistema. Por último, selecione a letra da unidade do pendrive e clique no botão Avançar.

disco_reparacao_win10_img3

4. Uma mensagem será exibida informando que o pendrive será formatado e que por isso, você deve fazer o backup do pendrive antes de continuar. Clique em Criar para iniciar a criação do pendrive de recuperação.

disco_reparacao_win10_img4

5. Agora basta você aguardar o pendrive de recuperação ser criado. No final, ele irá exibir uma mensagem que a unidade de recuperação está pronta. Clique em Concluir e o pendrive estará pronto para ser utilizado.

disco_reparacao_win10_img5

Como criar um disco de reparação do Windows 10:

Embora utilizar o pendrive de recuperação do Windows 10 seja a melhor opção, se o computador que você precisa reparar não tenha suporte ao boot por USB, você pode criar um disco de reparação do Windows 10.

1. Pressione a tecla de atalho Win+R para abrir a caixa “Executar”

2. Digite recdisc.exe e pressione Enter ou clique em OK.

disco_reparacao_win10_img6

3. Insira um CD ou DVD na unidade de CD/DVD e clique em Criar disco.

disco_reparacao_win10_img7

4. Sigas as instruções na tela para criar o disco de reparação do Windows 10.

Publicidade

Comentários:

  1. Muito bom. Funcionou perfeitamente.

    Responder
  2. Finalmente um site com um tutorial que vai além do pendrive.

    Já estava cansado de pesquisar e ver exatamente os mesmos artigos de criação do disco de recuperação do Windows 10 em todos os sites, Ctrl C, Ctrl V.

    Parabéns!

    Responder
  3. Amigo da erro no boot na opção recdisc.exe.

    O DVD dá uma mensagem de erro. Já queimei 2 mídias e não resolveu.

    Configurei na BIOS para iniciar pelo DVD, mas dá uma mensagem “NO System Disk or “Disk Error”.

    Responder
    • Primeiro, o erro do recdisc.exe que você disse que acontece no boot não é possível, uma vez que esse comando é usando dentro do Windows para criar o disco de gravação. Portanto, aparentemente o disco não está sendo gravado com sucesso.

      O segundo erro informado “No System Disk or Disk Error” provavelmente está sendo exibido porque você está tentando iniciar o computador por um DVD que não foi gravado corretamente.

      Existem três possibilidades. A mídia usada está com defeito, o gravador de DVD está com defeito ou o programa de gravação do Windows está com defeito.

      O que eu sugiro é que você tente gravar o disco de reparação do Windows em outro computador.

      Responder

Deixe o seu comentário: