Como copiar a lista de arquivos de uma pasta

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Às vezes, pode ser necessário salvar a lista de arquivos contidos em uma pasta, porém copiar um a um os nomes dos arquivos é muito trabalhoso, principalmente se existirem centenas de arquivos dentro da pasta.

Felizmente, existe uma forma simples de copiar a lista de arquivos de uma pasta. Nesse tutorial vamos lhe mostrar como adicionar uma opção no menu de contexto para salvar e copiar a lista de arquivos de pastas.

Opção 1 – Modo Fácil

No modo fácil, vamos usar scripts prontos para adicionar as opções no menu de contexto. Após executar o script, basta clicar com o botão direito na pasta e selecionar a opção de copiar ou salvar a lista de arquivos.

Tudo que você precisa fazer é baixar o pacote de scripts abaixo e extrair o arquivo ZIP para uma pasta. Em seguida, clique com o botão direito no arquivo “.REG” que deseja adicionar e selecione a opção “Mesclar”.

Scripts  para copiar a lista de arquivos

Nesse modo, ao clicar com o botão direito na pasta desejada e selecionar “Copiar lista de arquivos”, a lista  será copiada e você poderá colá-la em qualquer programa, como por exemplo, o bloco de notas ou o Word.

Scripts para salvar a lista de arquivos

Nesse modo quando você clicar com o botão direito em uma pasta e selecionar “Salvar a lista de arquivos”, será salvo um arquivo de texto com o nome “Lista de arquivos.txt” com a listagem de arquivos dessa pasta.

Nota: Para adicionar todas as opções, você pode usar os scripts menu_salvar.reg e menu_copiar.reg que estão disponíveis junto com o pacote de scripts acima. Eles criam um submenu que exibe todas as opções.

Nota: Para excluir o menu ou as opções individuais, use os arquivos disponíveis na pasta delete.

Opção 2 – Modo Avançado:

No modo avançado vamos lhe mostra como adicionar as opções para copiar e salvar a lista de arquivos da pasta no menu de contexto do Windows manualmente, utilizando o editor de registro do Windows (regedit).

1. Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite regedit e clique em “OK” para abrir o Editor de Registro.

2. No Editor de Registro, navegue até a chave HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Shell

3. Clique com o botão direito em “Shell” e selecione a opção “Novo > Chave

4. Digite o nome copylist para adicionar a opção de copiar ou savelist para adicionar a opção de salvar.

5. Selecione a chave “copylist” ou “savelist” e do lado direito, clique duas vezes em “(Padrão)“.

6. Digite Copiar lista de arquivos se você criou a “copylist” ou Salvar lista de arquivos se criou a “savelist”.

7. Clique com o botão direito em “copylist” ou “savelist” e selecione a opção “Novo > Chave“.

8. Digite o nome command

9. Selecione a chave “command” e do lado direito, clique duas vezes em “(Padrão)“.

10. Cole um dos comandos abaixo:

Comandos para copiar lista de arquivos:

Nesse modo, ao clicar com o botão direito na pasta desejada e selecionar “Copiar lista de arquivos”, a lista  será copiada e você poderá colá-la em qualquer programa, como por exemplo, o bloco de notas ou o Word.

Copiar lista de arquivos simples:

cmd /c dir "%1" /b /a:-d /o:n | clip

Copiar lista de arquivos detalhada:

cmd /c dir "%1" /a:-d /o:n | clip

Copiar lista de arquivos com pastas:

cmd /c dir "%1" /b /a /o:gn | clip

Copiar lista de arquivos com caminho:

cmd /c dir "%1" /b /s /a /o:gn | clip

Comandos para salvar a lista de arquivos:

Nesse modo quando você clicar com o botão direito em uma pasta e selecionar “Salvar a lista de arquivos”, será salvo um arquivo de texto com o nome “Lista de arquivos.txt” com a listagem de arquivos dessa pasta.

Salvar lista de arquivos simples:

cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /b /a-d /o:n > "Lista de arquivos.txt"

Salvar lista de arquivos detalhada:

cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /a-d /o:n > "Lista de arquivos.txt"

Salvar lista de arquivos e pastas:

cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /b /a /o:gn > "Lista de arquivos.txt"

Salvar lista de arquivos com caminho:

cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /b /s /a /o:gn > "Lista de arquivos.txt"

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Comentários:

  1. Parabéns, excelente dica, funciona até para “colar” a lista no Excel, ajudou muito, grato!

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  2. Uma mão na roda.

    Grato pela dica.

    Responder
  3. Olha, eu venho mais uma vez agradecer por vocês contribuírem a sabedoria de vocês com os leigos.

    Responder
  4. Muito bom, obrigado! Tenho algumas duvidas:

    1- No modo Fácil posso colocar mais que uma opção de salvar ou copiar no menu de contexto? Exemplo: simples, detalhada, etc.

    2- A opção (Salvar lista de arquivos, pastas e conteúdo das pastas). É simples ou detalhada?

    Obrigado !!!

    Responder
    • 1 – Com o script atual não, mas vou tentar modificá-lo para que isso seja possível.

      2. É um meio termo. Não é detalhada, pois não exibe a data e tamanho dos arquivos e não é simples, pois exibe o caminho completo dos arquivos.

      Responder
    • Olá Antônio,

      Atualizeis os scripts, agora é possível adicionar mais de uma opção no menu de contexto.

      Modifiquei também o nome da opção Copiar lista de arquivos, pastas e conteúdo das pastas para Copiar lista de arquivos com caminho.

      Responder
  5. Olá, Sérgio

    Gostei bastante do site e desta matéria, muito obrigado.
    Seria muito mais prático para mim ( e acho que para outras pessoas…) se fosse possível o script copiar a lista de nomes no clipboard de uma seleção de arquivos feito com o mouse no explorer (ctrl e shift para ajustar a escolha)?

    Responder
  6. Parabéns, Sérgio!
    Mais mamão com açucar que isso não existe.
    Obrigado por tanta dedicação em ajudar o próximo.
    Tutoriais úteis, com muita qualidade e segurança.
    Deus o abençoe com muita saúde!
    Boa noite, meu caro!

    Responder

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