Às vezes, pode ser necessário salvar a lista de arquivos contidos em uma pasta, porém copiar um a um os nomes dos arquivos é muito trabalhoso, principalmente se existirem centenas de arquivos dentro da pasta.
Felizmente, existe uma forma simples de copiar a lista de arquivos de uma pasta. Nesse tutorial vamos lhe mostrar como adicionar uma opção no menu de contexto para salvar e copiar a lista de arquivos de pastas.
Opção 1 – Modo Fácil
No modo fácil, vamos usar scripts prontos para adicionar as opções no menu de contexto. Após executar o script, basta clicar com o botão direito na pasta e selecionar a opção de copiar ou salvar a lista de arquivos.
Tudo que você precisa fazer é baixar o pacote de scripts abaixo e extrair o arquivo ZIP para uma pasta. Em seguida, clique com o botão direito no arquivo “.REG” que deseja adicionar e selecione a opção “Mesclar”.
Scripts para copiar a lista de arquivos
Nesse modo, ao clicar com o botão direito na pasta desejada e selecionar “Copiar lista de arquivos”, a lista será copiada e você poderá colá-la em qualquer programa, como por exemplo, o bloco de notas ou o Word.
Scripts para salvar a lista de arquivos
Nesse modo quando você clicar com o botão direito em uma pasta e selecionar “Salvar a lista de arquivos”, será salvo um arquivo de texto com o nome “Lista de arquivos.txt” com a listagem de arquivos dessa pasta.
Nota: Para adicionar todas as opções, você pode usar os scripts menu_salvar.reg e menu_copiar.reg que estão disponíveis junto com o pacote de scripts acima. Eles criam um submenu que exibe todas as opções.
Nota: Para excluir o menu ou as opções individuais, use os arquivos disponíveis na pasta delete.
Opção 2 – Modo Avançado:
No modo avançado vamos lhe mostra como adicionar as opções para copiar e salvar a lista de arquivos da pasta no menu de contexto do Windows manualmente, utilizando o editor de registro do Windows (regedit).
1. Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite regedit e clique em “OK” para abrir o Editor de Registro.
2. No Editor de Registro, navegue até a chave HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Shell
3. Clique com o botão direito em “Shell” e selecione a opção “Novo > Chave“
4. Digite o nome copylist para adicionar a opção de copiar ou savelist para adicionar a opção de salvar.
5. Selecione a chave “copylist” ou “savelist” e do lado direito, clique duas vezes em “(Padrão)“.
6. Digite Copiar lista de arquivos se você criou a “copylist” ou Salvar lista de arquivos se criou a “savelist”.
7. Clique com o botão direito em “copylist” ou “savelist” e selecione a opção “Novo > Chave“.
8. Digite o nome command
9. Selecione a chave “command” e do lado direito, clique duas vezes em “(Padrão)“.
10. Cole um dos comandos abaixo:
Comandos para copiar lista de arquivos:
Nesse modo, ao clicar com o botão direito na pasta desejada e selecionar “Copiar lista de arquivos”, a lista será copiada e você poderá colá-la em qualquer programa, como por exemplo, o bloco de notas ou o Word.
Copiar lista de arquivos simples:
cmd /c dir "%1" /b /a:-d /o:n | clip
Copiar lista de arquivos detalhada:
cmd /c dir "%1" /a:-d /o:n | clip
Copiar lista de arquivos com pastas:
cmd /c dir "%1" /b /a /o:gn | clip
Copiar lista de arquivos com caminho:
cmd /c dir "%1" /b /s /a /o:gn | clip
Comandos para salvar a lista de arquivos:
Nesse modo quando você clicar com o botão direito em uma pasta e selecionar “Salvar a lista de arquivos”, será salvo um arquivo de texto com o nome “Lista de arquivos.txt” com a listagem de arquivos dessa pasta.
Salvar lista de arquivos simples:
cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /b /a-d /o:n > "Lista de arquivos.txt"
Salvar lista de arquivos detalhada:
cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /a-d /o:n > "Lista de arquivos.txt"
Salvar lista de arquivos e pastas:
cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /b /a /o:gn > "Lista de arquivos.txt"
Salvar lista de arquivos com caminho:
cmd /c chcp 65001 | dir "%1" /b /s /a /o:gn > "Lista de arquivos.txt"
Olá! Prazer em conhecê-lo(a)! Sou o fundador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho há duas décadas com tecnologia e criei esses sites com um objetivo simples: ajudar as pessoas a resolverem problemas e também para apresentar opções gratuitas para você usar no PC e no smartphone. Fique à vontade para explorar e aproveitar o site! Se precisar de qualquer ajuda, é só chamar!
Muito interessante. Valeu!
Parabéns, excelente dica, funciona até para “colar” a lista no Excel, ajudou muito, grato!
Uma mão na roda.
Grato pela dica.
Olha, eu venho mais uma vez agradecer por vocês contribuírem a sabedoria de vocês com os leigos.
Muito bom, obrigado! Tenho algumas duvidas:
1- No modo Fácil posso colocar mais que uma opção de salvar ou copiar no menu de contexto? Exemplo: simples, detalhada, etc.
2- A opção (Salvar lista de arquivos, pastas e conteúdo das pastas). É simples ou detalhada?
Obrigado !!!
1 – Com o script atual não, mas vou tentar modificá-lo para que isso seja possível.
2. É um meio termo. Não é detalhada, pois não exibe a data e tamanho dos arquivos e não é simples, pois exibe o caminho completo dos arquivos.
Olá Antônio,
Atualizeis os scripts, agora é possível adicionar mais de uma opção no menu de contexto.
Modifiquei também o nome da opção Copiar lista de arquivos, pastas e conteúdo das pastas para Copiar lista de arquivos com caminho.
Muito obrigado !!!
Olá, Sérgio
Gostei bastante do site e desta matéria, muito obrigado.
Seria muito mais prático para mim ( e acho que para outras pessoas…) se fosse possível o script copiar a lista de nomes no clipboard de uma seleção de arquivos feito com o mouse no explorer (ctrl e shift para ajustar a escolha)?
O Windows 10 oferece um recurso para fazer algo semelhante, veja abaixo:
https://www.supertutoriais.com.br/pc/como-salvar-lista-arquivos-pasta-windows/
Muito bom, obrigado.
Parabéns, Sérgio!
Mais mamão com açucar que isso não existe.
Obrigado por tanta dedicação em ajudar o próximo.
Tutoriais úteis, com muita qualidade e segurança.
Deus o abençoe com muita saúde!
Boa noite, meu caro!
Obrigado!