Como configurar um IP fixo no Windows 7/8.1/10

Publicidade

A maioria das redes locais usam endereços IP dinâmicos atribuídos pelo DHCP do roteador, mas às vezes você pode querer atribuir um endereço IP fixo para um computador, em vez de usar o endereço IP dinâmico.

O IP fixo tem vários benefícios, como permitir que você configure programas com base no endereço IP dos computadores. Nesse artigo vamos lhe mostrar como configurar um endereço IP fixo no Windows 7/8.1/10.

Preparação:

Abra o Prompt de Comando, digite ipconfig e tecle “Enter”. Na janela aberta, encontre o adaptador de rede que está sendo usando no computador e anote Endereço IPV4, Máscara de Sub-rede e Gateway Padrão.

Configurando o IP fixo no Windows 7/8.1/10:

1. Clique com o botão direito no ícone de rede na bandeja do sistema e escolha “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento“. Outra opção é digitar “Central de Rede e Compartilhamento” na pesquisa do Windows.

2. Em seguida, clique em “Alterar as configurações do adaptador” do lado esquerdo da janela.

3. Clique com o botão direito na conexão de rede que deseja alterar e selecione “Propriedades“.

4. Selecione a opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique em “Propriedades“.

5. Marque a opção “Usar o seguinte endereço IP“, insira o endereço IP que deseja atribuir, repita a mesma máscara de sub-rede e gateway padrão que você verificou no Prompt do DOS ao usar o comando ipconfig.

Note que o “endereço IP” deve estar na mesma faixa do IP do “gateway”. Por exemplo, se o gateway estiver usando o endereço IP 192.168.1.1, você pode usar qualquer endereço IP de 192.168.1.2 até 192.168.1.254.

Eu recomendo começar do 192.168.1.254 e ir descendo, Isso pode ajuda a evitar conflitos, uma vez que os roteadores geram os IPs dinâmicos de baixo para cima, como 192.168.1.2, 192.168.1.3 e assim por diante.

6. Em seguida marque a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS e adicione o endereço dos servidores DNS. Se você não souber o que colocar, use os servidores DNS do Google, que funcionam bem.

  • Servidor DNS preferencial do Google: 8.8.8.8
  • Servidor DNS alternativo do Google: 8.8.4.4

7. Por fim, clique em OK nas duas janelas abertas.

8. Para confirmar as alterações, abra o Prompt de Comando novamente e digite ipconfig.

Por último, note que também é possível definir endereços IP fixos para os computadores direto no roteador com base no endereço MAC da placa de rede dos computadores. Entretanto, isso é assunto para outro dia.

Publicidade

Comentários:

  1. Olá, isso aí serve para eu adicionar uma porta no meu modem?

    Responder
    • Não serve. Você tem que pesquisar por redirecionamento de portas no Google.

      Responder
  2. fe80::b62a:eff:feac:ffae%6
    192.168.1.1

    O meu gateway fica desse jeito, como resolvo?

    Responder
    • O endereço IP do seu gateway é 192.168.1.1.

      Basta adicioná-lo conforme orientado no tutorial.

      Responder
  3. Não coloque o DNS do Google que não funciona!

    Responder
    • Eu uso o DNS do Google aqui e funciona muito bem. Não sei porque não funcionou com você.

      Algumas alternativas:

      Open DNS
      Servidor DNS primário: 208.67.222.222
      Servidor DNS secundário: 208.67.220.220

      Cloudflare
      Servidor DNS primário: 1.1.1.1
      Servidor DNS secundário: 1.0.0.1

      Responder
  4. Para fazer esse procedimento preciso desabilitar o dhcp no roteador ou funciona mesmo com o dhcp ativado!

    Após feito a configuração do IP estático preciso reiniciar o pc ou o roteador para funcionar?

    Responder
    • Não precisa desativar o DHCP do roteador. Geralmente as configurações entram em vigor sem necessidade de reiniciar o PC ou roteador, mas para garantir que as alterações serão aplicadas sem conflitos, você pode reiniciar ambos.

      Responder
  5. Boa tarde, Sergio, será que você consegue me tirar uma dúvida sobre esse assunto?

    Eu cadastrei dentro do roteador todos os dispositivos aqui de casa com IPs estáticos (fiz lá na aba DHCP settings do software do meu TP-Link que acessei pelo navegador). São 5 celulares, 2 notebooks (wifi e lan de cada um), 1 TV (wifi e lan também) e 1 Playstation 4 (wifi e lan tb), total de 13 IPs cadastrados.

    Minhas duas dúvidas são:

    1- Preciso repetir o processo dentro de cada dispositivo (como vc fez aí no Windows nesse seu tutorial) ou o fato de estarem designados no roteador já é suficiente?

    2- Se algum dispositivo meu desses cadastrados estiver desligado em algum momento, o IP dele se mantém reservado mesmo assim no roteador durante esse período? Exemplo: meu notebook tá desligado, aí recebo uma visita que me pede a senha do wifi, o roteador vai designar pra essa visita um IP dinâmico qualquer, corre o risco de ser o do notebook por ele não estar em uso naquele momento ou não?

    Essa minha segunda dúvida é pq suspeito que algum vizinho tenta roubar minha senha de internet de vez em quando, pois já vi no roteador dispositivos estranhos conectados que não são os daqui de casa. Enão tive essa ideia de limitar o número de IPs no roteador para apenas 13 (198.168.0.100 até 112) e cadastrar cada um dos dispositivos de forma fixa neles. Assim não sobra nenhum IP pra estranhos conectarem, mas não se esse meu artifício é eficaz ou não.

    Responder
    • 1. Não precisa fazer o ensinando no tutorial. O próprio roteador vai se encarregar disso.

      2. O IP se mantém reservado para o dispositivo. Novos dispositivos receberão endereços IPs que não estão reservados para nenhum dispositivo.

      Responder
      • Obrigado pela atenção, Sérgio.

        Na verdade, não existem novos endereços IPs disponíveis porque limitei apenas do 100 ao 112 no roteador, exatamente o número de dispositivos aqui de casa.

        Minha dúvida então era essa, se algum deles estiver desligado, caso alguém tente se conectar à minha rede, se corre o risco de receber esse IP do dispositivo desligado ou se fica impossível qualquer outro dispositivo entrar na rede com esse esquema que montei.

        Um abraço, e muito obrigado.

        Responder
  6. O IP é definido pela operadora de internet correto?

    Se ele está como dinâmico, como irei mudar?

    Responder
    • Existe o IP externo, que é definido pela operadora e o IP interno de cada dispositivo, que é atribuído pelo DHCP do roteador. Para alterar o IP interno, basta seguir as orientações do tutorial.

      Responder
  7. Boa tarde!
    Depois que eu coloquei o IP fixo no pc, eu só consigo acessar o roteador usando a rede desse ip, se caso eu querer configurar o router por outro aparelho usando o mesmo wifi, aparece uma mensagem de “acesso barrado”. Você consegue me explicar por que esta acontecendo isso? Desde já agradeço!

    Responder
    • Acredito que a configuração do IP fixo como mostrado no tutorial não tenha nenhuma relação com o erro apresentado.

      A única coisa que posso sugerir é que você reinicie o roteador.

      Responder
  8. Agradeço meu amigo.

    Me ajudou muito!

    Responder
  9. Boa tarde, uso o Windows 10, ao finalizar a configuração, apareceu esta mensagem:

    Aviso – vários gateways padrão se destinam a fornecer redundância para uma única rede (como uma intranet ou a Internet). Eles não funcionarão corretamente quando os gateways estiverem em duas redes separadas (por exemplo, se um deles estiver na intranet e o outro na Internet). Deseja salvar esta configuração?
    —————————
    Sim Não
    —————————
    Após confirmar, nas conexões de rede, aparece como Rede não identificada.

    O que pode ser, e como acertar?

    Grato,

    Responder
    • Infelizmente não tenho informações sobre esse erro. Recomendo que você faça uma pesquisa no Google.

      Responder

Deixe o seu comentário: