Como acessar páginas de sites que não existem mais

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Às vezes você encontra uma página com informações relevantes e salva ela no favoritos para poder utilizar mais tarde e quando vai acessá-la, descobre que o site não existe mais. Felizmente ainda existe chance de você acessar a página. Nesse tutorial vamos mostrar como acessar páginas de sites que não existem mais.

Publicidade

Para conseguir acessar uma página que não existe mais vamos utilizar o WayBack Machine, um projeto da organização Internet Archive que tem um banco de dados com mais de 330 bilhões de páginas arquivadas.

1. Acesse a página do WayBack Machine aqui.

2. Copie o endereço da página que deseja acessar, cole-o no campo de busca e pressione Enter. Se você não tem mais a URL da página, você pode digitar palavras relacionadas a página do site que deseja visitar.

3. Uma vez feito isso, o WayBack Machine irá exibir todas as cópias da página existentes em seu banco de dado em uma linha do tempo. Clique em uma data para abrir a versão da página salva na data selecionada.

4. A página é exibida com a mesma formatação da página original e você pode ler e copiar as informações da página. É possível também navegar por todas as versões a partir da barra adicionada no topo da página.

5. Por último observe que apesar do WayBack Machine ter um banco de dados gigantesco, às vezes pode acontecer dele não ter salvo alguma página da web. Quando isso acontecer ele irá exibir a imagem abaixo.

Dica: Os usuários do Chrome também podem usar a extensão WayBackMachine para acessar as páginas mais rapidamente. Com ela basta clicar no ícone da extensão para acessar a página via WayBackMachine.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *