Como abrir programas com uma tecla do teclado

Publicidade

Provavelmente, existem teclas em seu teclado que você raramente usa, como, por exemplo, as teclas Scroll Lock, Pause, etc. Não seria legal transformá-las em teclas de atalho para abrir os programas mais usados?

Nesse tutorial, mostraremos como usar o programa PowerToys para converter teclas não utilizadas em seu teclado em teclas de atalho para abrir rapidamente seus programas favoritos pressionando uma única tecla.

Como abrir programas pressionando uma única tecla do teclado

O Powertoys é um programa desenvolvido pela Microsoft que oferece um conjunto de utilitários projetados para aumentar sua produtividade, adicionar novas funcionalidades e realizar ajustes no sistema operacional.

Entre esses utilitários, está o “Gerenciador de Teclado”, que permite remapear teclas e criar teclas de atalho personalizadas. Vamos usar esse utilitário para abrir programas com teclas do teclado que não são usadas.

1. Para começar, instale o PowerToys em seu computador. Você pode instalá-lo a partir da Microsoft Store, ou abrir o Terminal do Windows clicando com o botão direito no Menu Iniciar e executar o comando abaixo.

winget install Microsoft.PowerToys --source winget

2. Após ser instalado, o Powertoys será executado e colocará um ícone na bandeja do sistema. Clique duas vezes no ícone dele na bandeja do sistema para abrir a janela de configurações do PowerToys.

3. Em seguida, clique na opção “Gerenciador de Teclado” exibida no menu lateral da janela e clique na chave “Ligado/Desligado”, do lado direito da janela, para habilitar o “Gerenciador de Teclado”.

4. Agora, vamos criar uma tecla de atalho para o programa que desejamos abrir. Clique na opção “Remapear um atalho” e depois no botão (+ Adicionar remapeamento de atalho).

5. Clique no ícone de lápis exibido ao lado da opção “Atalho” do lado esquerdo e pressione uma combinação de teclas para abrir o programa. Por exemplo, Ctrl+Shift+C.

Nota: No oitavo passo substituiremos a tecla de atalho Ctrl+Shift+C por uma única tecla do teclado, que é o objetivo do tutorial. Basta seguir as orientações do tutorial com atenção para tudo funcionar como esperado.

6. Na opção “Ação”, do lado direito, selecione o item “Executar programa”, clique em “Selecionar programa” e adicione o arquivo executável (.exe) do programa que deseja abrir. Nesse exemplo, iremos definir uma tecla do teclado para abrir a calculadora do Windows, cujo caminho padrão é “C:\Windows\System32\calc.exe”.

7. Clique em “OK” para salvar a tecla de atalho e fechar a tela de remapeamento de atalhos.

8. Agora, vamos definir uma tecla não utilizada do teclado para abrir o programa. Clique em “Remapear uma tecla”, no Gerenciador de Teclado e na janela aberta, clique no botão ( + Adicionar remapeamento de chave).

9. Clique em “Selecionar”, pressione a tecla não utilizada no teclado que deseja usar para abrir o programa e clique em “OK”. Em nosso exemplo, estamos utilizando a tecla Pause. Porém, você também pode usar teclas como Scroll Lock, Insert, Home, End, Page Up, Page Down e até mesmo o CapsLock, caso você não a utilize.

10. Do lado direito, na seção “Enviar”, certifique-se que a opção “Enviar Tecla/Atalho” está selecionada, clique no botão “Selecionar” exibido ao lado e pressione a mesma combinação de teclas que definiu anteriormente no quinto passo do tutorial. Em nosso exemplo a combinação de teclas que configuramos é o “Ctrl+Shift+C”.

11. Uma vez feito isso, clique em “OK” para fechar a janela. Se for exibida uma mensagem de aviso, clique em “Continuar mesmo assim” para concluir a configuração. Feche também a janela do “Gerenciador de Teclado”.

12. Pronto, agora quando quiser abrir o programa configurado rapidamente, basta pressionar a tecla “Pause” ou qualquer outra tecla do teclado que você configurou para abrir o programa. Repita os passos para definir teclas do teclado para abrir rapidamente outros programas que você utiliza com frequência em seu dia a dia.

Publicidade

Deixe o seu comentário: