Baixe arquivos via Prompt de Comando com o aria2

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário.
Publicidade

No Linux você pode baixar arquivos através do terminal de comando usando por exemplo, o wget. Porém, o que você provavelmente não sabe, é que também é possível fazer downloads através de linha de comando no Windows usando o aria2, um programa gratuito capaz de baixar arquivos através do Prompt de comando.

Publicidade

A vantagem em usar um programa baseado em linha de comando é que ele usa a memória de uma forma mais eficiente e geralmente tem um desempenho melhor do que programas baseados em interface gráfica.

Usando o aria2 você pode baixar arquivos disponíveis em páginas da internet através dos protocolos HTTP, HTTPS, FTP, SFTP, assim como através do protocolo BitTorrent, usando arquivos torrent e links magnéticos.

A utilização do aria2 é bastante simples. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é iniciar o Prompt de Comando do Windows e digitar o comando aria2c + espaço + link de download do arquivo que irá baixar.

Porém, para evitar que seja necessário navegar até a pasta do aria2c para executar o comando, você pode copiar o arquivo "aria2c.exe" para a pasta do Windows. Isso irá tornar a execução do comando mais rápida.

Se você quiser executar o aria2 em outra pasta, uma maneira rápida de executá-lo é abrir a pasta onde ele está salvo, pressionar a tecla Shift, clicar com o botão direito e selecionar "Abrir janela de comando aqui".

Com o Prompt de Comando aberto, basta você digitar o comando aria2c seguido de um espaço e o link de download do arquivo que pode ser HTTP, HTTPS, FTP, SFTP e BitTorrent (arquivo torrent ou link magnético).

Exemplos de uso:

Download a partir de link HTTP:

aria2c http://example.org/softdownload.exe

Download usando múltiplas conexões

aria2c -x5 http://example.org/softdownload.exe

Download usando múltiplas fontes

aria2c http://example.com/x.exe http://example2.com/x.exe

Download via BitTorrent (arquivo torrent)

aria2c http://example.org/softdownload.torrent

Download via BitTorrent (link magnético)

aria2c 'magnet:?xt=urn:btih:248D0A1CD08284299DE78D5C1ED359BB46717D8C'

Por padrão, os downloads são salvos na pasta do aria2c, porém essa opção não é muito recomendável se você copiar o arquivo aria2c.exe para a pasta do Windows. Para selecione uma pasta, use o parâmetro "-d".

Exemplo:

aria2c http://example.org/softdownload.exe -d c:\downloads

Como você pode ver nos exemplos acima, o aria2 oferece recursos que lhe permitem acelerar o download dos arquivos, como as opções de baixar os arquivos usando múltiplas conexões e fontes simultaneamente.

Durante o download de um arquivo, você pode ver o progresso, a velocidade média, o tamanho do arquivo baixado, entre outros parâmetros e, em média, ele consome de 4 a 10MB de memória RAM e 6% de CPU.

Em resumo, aria2 é uma poderosa ferramenta de linha de comando para você baixar arquivos. O programa oferece muitos outros recursos que você pode aprender aos poucos usando o comando de ajuda aria2c -h.

Download aria2

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *