Apague os dados do disco rígido com o DBAN

Publicidade

Se você vai vender ou doar um computador, existe uma questão importante que você deve levar em conta, a limpeza do disco rígido do computador, caso contrário, você poderá se tornar vítima de roubo de identidade.

Apagar os arquivos e formatar o disco rígido não resolve o problema, você precisa fazer uma limpeza mais profunda, isso porque arquivos apagados podem ser facilmente recuperados com programas específicos.

Para fazer uma limpeza profunda no disco rígido, você precisa usar um programa que substitui os arquivos com dados aleatórios diversas vezes, para garantir que os arquivos originais não possam ser recuperados.

DBAN (Darik’s Boot and Nuke) é uma ferramenta gratuita que oferece uma forma segura de limpar o disco rígido do computador, apagando de forma completa e permanente o conteúdo armazenado no disco rígido.

Como usar o DBAN para limpar o disco rígido:

O download do DBAN é um arquivo ISO, que você pode gravar em CD/DVD usando o programa ImgBurn ou gravá-lo em um pendrive utilizando o programa Universal USB Installer para criar seu disco de inicialização.

Após gravar o DBAN, reinicie o PC e configure a BIOS ou o menu de inicialização para iniciar o PC a partir do drive USB ou do CD/DVD. Assim que o DBAN for iniciado, pressione Enter para entrar no modo interativo.

Apague de forma permanente os dados do disco rígido.

Publicidade

Por padrão, ele usa o método “DoD short” criado pelo Departamento de Defesa dos EUA, que é suficiente para a maioria dos usuários. Pressione “Espaço” para selecionar o disco rígido e F10 para iniciar a limpeza.

Delete de forma segura os dados do disco rígido.

Pronto, agora basta esperar. Seja paciente, porque pode levar várias horas para limpar o disco rígido. Note que o DBAN apaga todos os dados do disco rígido, incluindo o sistema operacional e a tabela de partições.

Apague de forma permanente os dados do disco rígido.

Publicidade