Analise o espaço em disco com o HDGraph

Publicidade

Existem várias formas de liberar espaço no computador e uma delas é analisando o espaço em disco para descobrir como o espaço em disco está sendo utilizado. HDGraph é uma programa gratuito para Windows que analisa o disco rígido e lhe ajuda a descobrir quais são os arquivos que ocupam mais espaço no disco.

HDGraph é um programa portátil, portanto tudo o que você precisa fazer é extrair o arquivo zip baixado para uma pasta qualquer no computador e clicar duas vezes sobre o arquivo HDgraph.exe para abrir o programa.

Uma vez iniciado, selecione o diretório que você deseja analisar na opção “Directory to analyze” e clique no botão “Scan/Refresh” para iniciar a análise. É possível selecionar unidades de disco ou pastas específicas.

A análise é rápida, mas dependendo do tamanho da unidade ou diretório, ela pode demorar mais. Uma vez terminada a análise, o programa exibe um gráfico que mostra como os arquivos estão distribuídos no disco.

O gráfico mostra a distribuição dos arquivos na unidade ou pasta do centro para fora. Clicando com o botão direito em uma pasta você pode abri-la no Explorer e centralizar no gráfico para analisar melhor o conteúdo.

Com base nas informações exibidas no gráfico você pode, por exemplo, identificar rapidamente os arquivos que estão ocupando mais espaço em disco e movê-los para outro local ou então excluir os desnecessários.

Por fim, você pode ajustar algumas opções em “Advanced”, como o número de subdiretórios para analisar, exibir o tamanho da pastas e o espaço livre no gráfico, girar o gráfico, ajustar opções de texto, cor e outros.

Em resumo, HDGraph é uma boa opção para fazer uma análise rápida do espaço usado no disco rígido do seu computador. Entretanto, existem opções mais completas, como o WinDirStat, WizTree e SpaceSniffer.

Download HDGraph

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade

Comentários:

  1. Muito bom este programinha para analisar o espaço no computador.

    Grato pela dica.

    Responder

Deixe o seu comentário: