10 recursos do Windows 10 pouco conhecidos

Publicidade

O Windows 10 tem muitos recursos que poucas pessoas sabem que existem, desde coisas extremamente simples de versões antigas do Windows, até novidades introduzidas que acabam passando despercebidas.

Nesse artigo vamos falar de 10 recursos do Windows 10 pouco conhecidos, porém muito úteis, que podem tornar a sua vida mais fácil, aumentar a sua produtividade e deixar o uso do computador ainda mais prático.

1. Histórico da área de transferência

O Windows 10 possui uma nova área de transferência, mas como ela não é ativada por padrão, é possível que você nem saiba que ela exista. A área de transferência do Windows 10, salva o histórico de tudo o que você copia em seu computador para que possa colar mais tarde, incluindo texto, imagem e outros arquivos.

Você só precisa pressionar “Win + V” em vez de “Ctrl + V” para ver a lista de “itens” salvos. Se você nunca usou, ao pressionar “Win + V” pela primeira vez, será exibida uma mensagem com a opção de utilizá-lo ou então, abra o Menu Iniciar e clique “Configurações > Sistema > Área de transferência” para ativar o recurso.

Além disso, você pode sincronizar o seu histórico na nuvem. Isso permite, por exemplo, que você copie em um computador e cole em outro, basta que ambos os dispositivos estejam usando a mesma conta de email.

2. Emojis

O Windows 10 possui uma função nativa que lhe permite usar emojis de forma muito simples. Tudo o que você precisa fazer é pressionar as teclas Windows+ . (ponto) para exibir o painel de emojis do Windows 10.

Uma vez feito isso, basta você pesquisar pelo emoji que deseja adicionar em seu texto usando o pesquisar, ou então, navegar pelas categorias e, em seguida clicar no emoji desejado para ele ser adicionado no texto.

3. Ditado por voz

A digitação por voz, também conhecida como ferramenta de ditado, converte o que você fala em texto em tempo real. Ela pode ser usada para ditar textos no editor de texto, para digitar um e-mail, em um chat, etc.

O Windows 10 oferece uma ferramenta de ditado e você pode usa-la sempre que quiser ditar um texto, em vez de digita-lo. Após ativar o recurso, basta você pressionar a tecla de atalho “Win + H” e começar a ditar.

4. Pesquisa por conteúdo

O Windows 10 possui uma ferramenta de pesquisa, porém, o que você talvez não saiba, é que ela permite pesquisar o conteúdo dos arquivos, ou seja você pode pesquisar arquivos que contenham uma palavra ou frase em seu texto. Ele suporta documentos TXT, RTF, PDF, DOC, DOCX, PPT, PPTX, ODT, ODF e ODS.

5. Gravação de tela

Geralmente, para gravar a tela do computador você precisa instalar um programa, mas o Windows 10 tem uma ferramenta de gravação de tela muito simples de usar que pode ser a solução para você gravar a tela.

Embora seja destinada a gravação de jogos, não há nada que o impeça de utiliza-la para outros propósito, uma vez ativado o recurso, basta você pressionar “Win+G” para abrir a barra de jogos e iniciar a gravação.

6. Acessibilidade

O Windows 10 possui várias opções de acessibilidade úteis. Você pode habilitar o indicador de cursor para localizar facilmente o ponteiro do mouse, trocar a cor e o tamanho do ponteiro. Isso pode ser útil tanto para quem não enxerga muito bem, quanto para quem deseja dar uma “cor diferente” para o ponteiro do mouse.

7. Sugestão de texto

No Windows 10, independentemente de você usar um teclado de toque ou não, é possível obter sugestões de texto e até mesmo ativar a correção automática, como acontece nos smartphones. Para fazer isso, você só precisa ativar a função de “sugestões de texto” para o teclado físico, nas configurações do Windows 10.

8. Assistente de foco e luz noturna

Outros dois recursos interessantes são, o assistente de foco e a luz noturna. O primeiro, permite desativar temporariamente as notificações do Windows 10 e o segundo, modifica os tons da tela, para torná-la mais confortável para seus olhos a noite. Ambas as opções podem ser ativadas rapidamente a partir da “Central de Acões”, que você pode abrir clicando no último ícone do lado direito da barra de tarefas, após o relógio.

9. Captura de tela

Por padrão, a tecla “PrtScrn” é usada para fazer uma captura da tela, que depois você precisa colar em um editor de imagem como o Paint. Entretanto o Windows 10 possui uma ferramenta de captura de tela nativa.

Mas, o que você talvez não saiba, é que no Windows 10, você pode definir o PrtScrn como tecla de atalho para a ferramenta de captura, em “Configurações> Facilidade de acesso> Teclado> Atalho do Print Screen”.

10. Windows Sandbox

O Windows 10 tem um recurso, a partir da versão 1903, chamado sandbox, que permite que você execute programas em uma “área isolada” do sistema operacional que evita que o PC seja infectado por malwares,

Porém, ele possui alguns requisitos, primeiro você precisa ter o Windows 10 Pro para utilizar esse recurso, além disso, é necessário ter pelo menos 4GB de RAM e ter o recurso de “virtualização” habilitado na BIOS.

Publicidade

Comentários:

  1. Muito boas as dicas.
    Obrigado.

    Responder
  2. Dicas muito úteis, obrigado!

    Responder
  3. Só uma que desconhecia.

    Grato pelas dicas.

    Excelente artigo.

    Responder

Deixe o seu comentário: