10 programas que você deveria desinstalar do seu PC

Publicidade

Existem programas em seu computador que não são mais necessários para a maioria dos usuários, assim como programas duvidosos que é recomendável não ter no computador. Pensado nisso, criamos essa lista com 10 programas desnecessários para o Windows que você deveria desinstalar agora do seu computador.

Programas para desinstalar do seu computador:

1. Antivírus de terceiros

Se você tem o Windows 10 ou Windows 11 em seu computador, não precisa mais instalar um antivírus de terceiros, como Avast, Avira e McAfee. Embora esses antivírus tenham recursos extras, o Windows possui um antivírus embutido, chamado Microsoft Defender, que oferece um ótimo nível de proteção para seu PC.

2. CCleaner

Embora tenham sido populares no passado, as ferramentas de limpeza são desnecessárias hoje, a própria Microsoft não recomenda que você use essas ferramentas de limpeza de terceiros. Novamente, o Windows oferece uma ferramenta de limpeza de disco embutida, que você pode utilizar para liberar espaço em disco.

3. uTorrent

O uTorrent já foi autoridade máxima em downloads torrent, mas com a série de problemas que ele teve ao longo dos anos, como exibição de anúncios, ofertas de programas de terceiros e até mesmo mineração de criptomoedas, ele não é mais confiável. Felizmente, existem boas alternativas para ele, como o qBittorrent.

4. WinRar

O WinRar é um ótimo compactador de arquivos, porém, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ele não é gratuito, após 40 dias da instalação, ele exibe uma tela solicitando que você compre o programa, sempre que você extrai um arquivo. Diferente do WinRAR, o 7-Zip é gratuito e funciona tão bem quanto ele.

5. Flash Player

O Flash Player foi descontinuado no início de 2021, portanto ele é desnecessário agora. Embora ele esteja bloqueado em todos os navegadores modernos, é recomendável verificar se você possui o Flash instalado no computador e desinstala-lo, uma vez que isso pode mantê-lo a salvo de futuros problemas de segurança.

6. Java

O Java também é conhecido por ter muitos problemas de segurança. A menos que você use um programa específico baseado em Java, é recomendável desinstalá-lo do computador para prevenir qualquer possível problema de segurança. Um usuário comum, provavelmente não irá notar diferença no uso do computador.

7. Aplicativos pré-instalados pelo Windows

Aplicativos pré-instalados pelo sistema operacional e fabricante são chamados de bloatwares e o Windows possui alguns deles. Felizmente, você pode desinstalar a maioria desses aplicativos desnecessários. Você pode desinstala-los a partir das Configurações do Windows ou então usar um programa como o AppBuster.

8. Programas pré-instalados pelo fabricante

A maioria dos fabricantes de notebooks, como a HP, Dell, Lenovo e Samsung, instalam programas em seu computador. Embora alguns desses programas sejam úteis, a maioria é desnecessária. Para facilitar, você pode pesquisar o programa no site Should I Remove It para descobrir se deve desinstala-lo do computador.

9. Extensões desnecessárias do navegador

Existem muitas extensões realmente úteis que ajudam o usuário no dia a dia. Por outro lado, existem muitas extensões e barras de ferramentas desnecessárias. Mantenha apenas as extensões mais úteis e desinstale todas as que você não precisa mais, quanto menor o número de extensões, menor a chance de problemas.

10. Programas não licenciados

Programas piratas são um problema sério de segurança, uma vez que eles possuem arquivos modificados que podem conter vírus e outros arquivos maliciosos. Se você não pode, ou não quer comprar a licença de um programa, nós já escrevemos um artigo com diversas alternativas gratuitas para programas comerciais.

 

Publicidade

Comentários:

  1. Excelentes dicas. Estou usando algum tempo e aprovando o antivírus DefenderUI indicado pelo SoftDownload.

    Responder
    • Olá Paulo,

      Na verdade, o DefenderUI não é um antivírus, ele é uma interface mais simples de usar para você gerenciar o Microsoft Defender, o antivírus embutido no Windowws 10 e 11.

      Responder
      • … então irei gerenciá-lo… obrigado pela explicação.

        Responder
  2. Valeu, Sergio, sempre com novidades.

    Responder
  3. Muito interessante estas dicas.
    Se possível – não sei se já publicaste, gostaria de algo semelhante com relação ao Android. Existem alguns aplicativos como jogos, que gostaria de desinstalar.
    Obrigado.

    Responder

Deixe o seu comentário: