Verifique a integridade dos arquivos com o HashTab

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário.
Publicidade

Uma soma de verificação (checksum), é uma sequência única derivada de um arquivo digital. Geralmente, ela é usada para verificar a integridade de arquivos baixados da internet e garantir que não foram alterados.

Para fazer a verificação de soma nos arquivos que você baixa da internet você pode utilizar o HashTab, um programa gratuito para Windows que lhe oferece uma forma simples de verificar a integridade dos arquivos.

Publicidade

Antes de começar, é importante observar que para verificar a integridade de um arquivo usando a soma de verificação, você precisa ter a soma de verificação original, disponível na página de download do programa.

Uma vez dito isso, instale o HashTab em seu computador e quando quiser verificar a integridade de algum arquivo, clique com o botão direto nele, escolha a opção "Propriedades" e abra a guia "Hashes do Arquivo".

Na janela aberta ele irá exibir o valores calculados usando diferentes algoritmos. Para comparar os valores, cole o checksum original disponível na página de download do programa no campo "Comparação de hash".

Se os valores coincidirem, o arquivo baixado não foi alterado. Por outro lado, se os valores não coincidirem, o mais provável é que o arquivo esteja corrompido, nesse caso basta você refazer o download do programa.

Outra hipótese é que um código malicioso tenha sido injetado no arquivo. Isso é mais comum quando você baixa o arquivo de sites não oficiais. A opção mais segura aqui é deletar o arquivo e baixá-lo da fonte oficial.

Por padrão, ele calcula os algoritmos CRC32, MD5 e SHA-1 que são os mais usados, porém, clicando em "Opções" você pode adicionar outros algoritmos, como o SHA-256, SHA-384, SHA-512 e assim por diante.

Em resumo, HashTab é um programa simples, mas que cumpre o que promete, que é oferecer uma forma rápida de você verificar a integridades de arquivos baixados da internet usando vários algoritmos diferentes.

Download HashTab

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Sensacional a dica.

    Grato por tudo.

Deixe um comentário